Urbanismo

Plano do Centro do Recife é lançado e aberto para consultas e sugestões

Elaborado de forma colaborativa por um ano e meio, o Recentro na Rota do Futuro: Plano do Centro do Recife está agora disponível para que todos os moradores da capital pernambucana possam opinar a respeito das ações necessárias para dinamizar a área histórica da cidade como um lugar bom para viver, trabalhar, investir e "turistar". 

O lançamento oficial do plano da prefeitura voltado para os bairros do Recife, Santo Antônio e São José aconteceu na tarde de terça-feira (11) no Moinho Recife, o primeiro equipamento retrofit de grande porte que é um dos símbolos da retomada econômica do centro da capital pernambucana, que já abriga um dos maiores parques tecnológicos e de inovação do país, o Porto Digital. "Foram mais de 400 escutas para a elaboração dessa proposta", destacou a chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça. 

Através do link https://pt.surveymonkey.com/r/JKMCLZJ é possível participar da Pesquisa de Percepção disponibilizada pelo Gabinete do Centro do Recife com a finalidade de realizar estudos, análises e pesquisas. Em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), o objetivo é definir as metas de "reabilitação urbana, dinamização econômica, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida do Centro do Recife".

O plano conta com a colaboração de consultores especializados em planejamento estratégico e requalificação urbana, como o arquiteto e urbanista Washington Fajardo (ex-presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro) e economista Sérgio Buarque, que é coordenador técnico do Plano Recife 500 Anos.

O Recentro foi criado em dezembro de 2021 para coordenar ações da Prefeitura do Recife em parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada. Ao lado do Investe Recife, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), atua como uma "aceleradora de investimentos" com a oferta de incentivos fiscais para atrair novos empreendimentos para os bairros centrais da cidade.

Mais de R$ 300 milhões oriundos da iniciativa privada foram investidos em novos negócios nas áreas de hotelaria, gastronomia, entretenimento e habitação. Tornar a área do Recife Antigo mais movimentada, conectando-se ainda com os bairros de Santo Antônio, São José, Boa Vista e Santo Amaro, teve como resultado a realização de mais de 560 eventos e ativações, com destaque para o Carnaval, o São João no Centro, o Viva Guararapes e o Rec'n'Play.

A revitalização do Centro do Recife passa por investimentos públicos em manutenção e modernização. Mais de R$ 100 milhões estão sendo gastos pela prefeitura na requalificação do Parque das Esculturas, do Mercado de São José e das pontes, além da ampliação da rede de esgotos. Há ainda ações de inclusão social, como a capacitação de mil moradores da comunidade do Pilar. O projeto Rota do Comércio mapeia as lojas e os lojistas têm a oportunidade de se integrar ao comércio digital através do programa Marketing do Futuro.

urbanismo