Investe Recife

 

O Investe Recife tem por objetivo atuar na promoção e atração de investimentos, novos negócios e expansão dos empreendimentos já existentes na cidade.

O Investe Recife apoia os potenciais investidores em sua interlocução com os órgãos públicos locais, com o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão e de implantação de empreendimentos na cidade. Busca-se, com isso, inovar o modelo de atração de investimentos, evoluindo de um modelo reativo de recepção de interessados para uma busca ativa de possíveis negócios para o município.

Têm ganhado força na agenda dos governos nacionais as políticas que visam favorecer a consolidação de um ambiente de desenvolvimento integrado (integrated development environment – IDE), em grande medida apoiadas nas chamadas agências de promoção de investimentos (APIs).

As informações e assistência prestadas visam favorecer a tomada de decisão dos investidores quanto à identificação de projetos de alto valor agregado para o município. Trata-se do primeiro ponto de contato entre os governos locais interessados em receber novos investimentos e os potenciais investidores, tornando-se o principal parceiro nas etapas pré e pós investimento.

Por meio do Investe Recife, os investidores poderão receber todo suporte necessário:

  • em sua interlocução com órgãos públicos, com o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão e de implantação do empreendimento;

  • na identificação do melhor local para investir, de acordo com as necessidades de sua atividade;

  • na identificação de potenciais benefícios e incentivos fiscais (municipais, estaduais e federais) existentes;

  • no acesso a informações pontuais e estratégicas sobre as melhores condições para se investir na cidade do Recife;

  • para a promoção de capacitação, por meio de consultorias, para pequenos empreendedores locais.

Para outras informações e  contatos clique aqui

Programa Salto Tecnologico

Programa da Prefeitura do Recife em parceria com o Sebrae, voltado para micro e pequenas empresas (MEI, ME e EPP), tem como objetivo acelerar a transformação digital e a difusão tecnológica melhorar a gestão e a produtividade das empresas e aumentar suas vendas.

O Programa selecionará 300 empresas  para participar dos treinamentos com duração de três meses. As inscrições podem ser feitas através do app do Conecta Recife ou pelo site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br).

Para saber mais sobre o Salto Tecnológico – Clique aqui

 

Incentivos fiscais do ICMS e o comprometimento dos lucros

Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN ou ISS) incide sobre as atividades especializadas desempenhadas por empresas ou profissionais autônomos. A alíquota máxima do ISS é de 5%, mas a Prefeitura Municipal do Recife oferece para algumas empresas prestadoras de serviços uma alíquota diferenciada. Para conhecer as linhas de incentivo oferecidas - clique aqui

Para acessar o Termo de Orientação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN - clique aqui

 

Programa de Incentivo Fiscal ao Porto Digital

  • Objetivo - estimular e promover o crescimento do setor de TIC e Economia Criativa na região do Porto Digital

Para saber mais sobre os incentivos fiscais para o Porto Digital - clique aqui

Para acessar um resumo sobro o Incentivo Fiscal ao Porto DigitalClique aqui

Para solicitar a adesão ao incentivo fiscal - Porto Digital (Lei: 17.244/06) clique aqui

Programa de Incentivos Fiscais – Recentro

  • Objetivo - incentivar atividades econômicas, moradias para fins de interesse social, construções ou intervenções destinadas à recuperação, renovação, reparo ou manutenção de imóveis situados no sítio histórico dos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José, buscando montar um ambiente favorável para que as pessoas voltem a morar e investir nos bairros do centro da cidade, além de promover a ressignificação da área como polo de lazer e turístico.

Para saber mais sobre os incentivos fiscais -  Recentro - Clique aqui

 

Consulados no Recife

O Recife detém a maior rede consular em todo o Norte-Nordeste, são 11 consulados gerais, 1 vice-consulado, 15 consulados honorários e 1 centro de aplicação de vistos, dos vários continentes.

Para acessar lista de consulados no Recife - clique aqui

Para acessar o mapa com os consulados no Recife - clique aqui

 

Conheça mais sobre nossa cidade 

 

                                        

                             Versão em Português                                                  Versão em Inglês

 

 

 

  • Publicações

DECRETO Nº 35.610 DE 04 DE MAIO DE 2022. Revoga o Decreto nº 33.205, de 13 de dezembro de 2019 e classifica as atividades de baixo risco, nos termos da Lei Federal nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica

 

Decreto nº 35.609 04/05/2022 Dispõe sobre o reconhecimento de firmas, a autenticação de cópias dos documentos e pedido de documentos na relação entre cidadãos e órgãos e entidades do Poder Executivo municipal.

 

Decreto nº  35.608 04/05/2022  Regulamenta o Licenciamento Ambiental no Âmbito do Município do Recife - Procedimentos Para Análise das Licenças e Autorizações. 

 

Decreto nº 35.095 /24/11/2021 - Institui o Investe Recife

 

Decreto nº 35.097 / 24/11/2021 - Autoriza contratação temporária para atuar no Investe Recife

 

Programa de Incentivo Fiscal às Empresas do Porto Digital

 

Processo de Seleção Simplificada - Equipe Investe Recife (Encerrada)