Urbanismo

Cidade verde, Recife avança na oferta de mais qualidade de vida para a população

A Prefeitura do Recife publicou, nesta terça-feira (29), em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), o edital de licitação para a construção do Jardim do Poço, área voltada para atividades de lazer, esportes e saúde situada no bairro do Poço da Panela. Situado num terreno de 12 mil m2 às margens da Avenida Dezessete de Agosto, recentemente desapropriado pela administração municipal, o novo espaço público foi objeto de consulta pública e reuniões presenciais, a fim de escutar as demandas, sugestões e necessidades da população.

O edital prevê investimentos no valor máximo de R$ 8.940.037,96. O projeto discutido com a comunidade inclui a implantação de Praça da Infância; três quadras para prática de esportes coletivos; pista de cooper; Academia do Idoso e área de ginástica para a Terceira Idade; Parcão para os pets; paisagismo; área de recreação com brinquedos; equipamentos para realização de exercícios físicos ao ar livre; passeios, pavimentos e mobiliários urbanos; edificações de apoio e sistema de drenagem. O terreno terá mais de 50% de área verde.

"Está publicado no Diário Oficial a licitação da obra do Jardim do Poço, um equipamento de primeira, com muita qualidade. Lembrando que a gente fez uma escuta com participação de toda a comunidade do entorno para validar os equipamentos que vão estar no Jardim do Poço', afirma o prefeito João Campos. 'Serão 18 mil metros quadrados que vão ser completamente recuperados, preservando a área verde e entregando um espaço público de qualidade pra todos e todas, com área para prática de esportes, espaços de lazer e para as crianças, além de videomonitoramento e segurança", acrescenta o gestor municipal.

Além dos bairros de Casa Forte, Poço, Santana e Monteiro, o Jardim do Poço irá beneficiar também os moradores da Iputinga, que poderão ter acesso ao espaço após a inauguração da Ponte Jaime Gusmão. Habitantes de 17 Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) nos territórios das redondezas também serão beneficiados pelo novo equipamento. São elas o Sítio do Cardoso, Sítio do Berardo, Novo Prado, Benfica, Vila União, Brasilit, Vila Arraes, Sítio Wanderley, Torrões, Prado, Vila do Siri, Capunga, Vila Esperança Cabocó, Alto do Mandu, Abençoada por Deus, Vila Inaldo Martins e Poço da Panela.

O Jardim do Poço dialoga com o Parque Capibaribe, que segue redesenhando a capital pernambucana para se tornar uma Cidade Parque até 2037, com a criação de um grande sistema de parques e praças às margens do rio Capibaribe, formado por passeios, ciclovias, área de lazer e contemplação, passarelas, mirantes, alamedas e píeres para pequenas embarcações.

CIDADE VERDE, PARQUE E PRAÇAS - O Recife se orgulha de proporcionar 60,11 m² de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12m² de área verde por habitante. Recife possui 91,9 km² de área verde, o que representa 42,1% do seu território. A cidade conta ainda com mais de 660 áreas verdes, entre praças, parques e refúgios. Desse total, a cidade possui 12 parques. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; Parque das Graças e Parque Arnaldo Assunção.

O Recife também possui 15 Jardins Históricos - instituídos através do Decreto Municipal 29.537/2016 - projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, dentre os quais as praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, da República, o Jardim do Campo das Princesas, além das Praças do Derby e Salgado Filho, também tombadas pelo IPHAN. Recentemente a cidade também ganhou as primeiras Praça da Infância, localizadas na Encruzilhada e no Compaz Miguel Arraes, e outras duas estão em obras, nos bairros de San Martin e Ibura.