Turismo

Recife é primeiro lugar do Nordeste em levantamento de buscas do site Decolar

O Recife é o principal destino do Nordeste procurado por turistas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste como opção de viagem no Brasil para o primeiro semestre de 2024. É o que aponta levantamento da Decolar, empresa de viagens líder na América Latina. A capital pernambucana desponta como a preferida em buscas por passagens aéreas de moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro à frente de lugares como Porto Seguro, Fortaleza, Salvador e Maceió.

Em outros estados do Brasil, o Recife figura atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília na busca por viagens no primeiro semestre deste ano. O levantamento da Decolar leva em consideração a procura por passagens aéreas em suas plataformas de vendas (site e app) em todos os estados do país.

A Decolar destacou o crescimento de 36% nas buscas por voos nacionais em comparação ao mesmo período de 2023. Bob Rossato, vice-presidente de Produtos Aéreos da Decolar, destaca a mudança nos padrões de viagem, com mais pessoas buscando experiências dentro do Brasil. "Esse movimento impulsiona o desenvolvimento local, fortalece a identidade e o orgulho nacional", complementa.

O Aeroporto Internacional do Recife registrou alta de 4,8% na movimentação de passageiros em janeiro de 2024, com 934.600 passageiros. Pousos e decolagens também crescem 10,4%, totalizando 8.522 operações, a maior marca para o mês de janeiro na história do terminal.

O carnaval de Recife gerou mais de R$ 2 bilhões em movimentação econômica e 5.700 mil postos de trabalho temporários. A rede hoteleira atingiu 96% de ocupação, e o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre recebeu mais de 150 mil pessoas durante o período festivo.