Tecnologia

Site do OPSI destaca o EITA! Recife como sucesso mundial em inovação

Programa que identifica desafios da gestão pública da capital pernambucana e cria um ambiente propício para realizar conexões com startups capazes de implementar soluções inovadoras, o EITA! Recife agora integra o seleto grupo de casos mundiais de sucesso com a chancela da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI) da OCDE publicou no seu portal o artigo "EITA! – Desafios Públicos e Incentivo à Inovação Aberta", que descreve as ações iniciadas em 2021 para fazer do Recife uma cidade de referência na área de transformação digital. A capital pernambucana foi a primeira cidade brasileira a assinar seis contratos públicos de inovação de uma vez e a compor um hub de living labs.

A experiência recifense é apenas a 44ª brasileira a compor a biblioteca de estudos de casos do OPSI, que tem o propósito de compartilhar as boas ideias para gestões públicas de todos os países. O EITA! é uma das setes intervenções municipais que integram a plataforma, ao lado de cidades como Barueri (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Pelotas (RS).

"Ter o estudo de caso do EITA Recife aceito e publicado pela OCDE é motivo de orgulho para a nossa cidade. O Observatório de Inovação para o Setor Público tem um processo rigoroso para compartilhar casos de sucesso. E o EITA agora faz parte desse seleto grupo", destacou o gerente geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDECTI, Evisson Fernandes de Lucena.   

A OCDE é uma organização econômica intergovernamental com 38 países membros, fundada em 1961 para estimular o progresso econômico e o comércio mundial. Criado em 2011, o OPSI tem foco na divulgação de boas práticas da gestão pública, trabalhando com governos, academia, indústria, ONGs globais e sociedade civil para fornecer suporte e orientação de ponta à inovação do setor público. 

O foco é o uso responsável e ético da inteligência artificial, aproveitando o poder do digital para acelerar a inovação em várias áreas da gestão pública, desde saúde e programas sociais até desenvolvimento econômico e construção de comunidades.

O principal canal de atuação do EITA é o Ciclo de Inovação Aberta do Recife, que incentiva a busca de soluções de problemas públicos com ações criativas. Trata-se de uma iniciativa conjunta formada por um comitê que engloba a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria Executiva de Transformação Digital e a Empresa Municipal de Informática. 

Seis propostas foram ativadas em 2022 e a segunda temporada tem 15 startups trabalhando em cinco novos desafios. Os projetos vencedores, além da possibilidade de assinaturas de contratos no valor de até R$ 1,6 milhão, são disponibilizados para aplicação em outros municípios.

Acesso ao texto do EITA! no portal do OPSI: https://oecd-opsi.org/innovations/eita-public-challenges-and-the-encouragement-of-open-innovation/

O texto original está em inglês, mas no próprio site há a opção de se alterar a língua para o português.