Tecnologia

Tecnologia que identifica buracos em vias públicas é implementada no Recife

O Recife saiu na frente para identificar, com o uso da tecnologia, a existência de buracos nas ruas, a qualidade do pavimento e a necessidade de recapeamento. Sensores instalados em rodas de veículo fazem este trabalho de mapeamento, agilizando os serviços de reparos e economizando tempo e dinheiro. 

O projeto SuperVisão, da empresa GeoVista, foi um dos vencedores do 1º Ciclo de Inovação Aberta do Recife, que aconteceu em 2022. A capital pernambucana foi a primeira cidade do país a assinar contratos públicos para soluções inovadoras. 

As informações coletadas pelo dispositivo chamado Geobox são enviadas a uma central de monitoramento. Os buracos ganham cores diferentes de acordo com a necessidade de reparo. Outras cinco startups que apresentaram soluções para outros problemas urbanos também se tornaram parceiras da prefeitura no ano passado.

O Ciclo de Inovação Aberta do Recife, que incentiva a busca de soluções de problemas públicos com ações criativas, é uma iniciativa conjunta formada por um comitê que engloba a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria Executiva de Transformação Digital e a Empresa Municipal de Informática.

A segunda temporada tem cinco novos desafios e os vencedores devem ser anunciados em dezembro. Caso a proposta seja escolhida para  desenvolvimento em larga escala, existe a possibilidade de contratação por mais de um ano de até R$ 1,6 milhão. 

Para saber mais: https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/eita-2-ciclo/