Tecnologia

Recife vence prêmio de cidade inteligente da Smart City Expo Curitiba

O Recife foi o vencedor na categoria "Cidade Inteligente" da Smart City Expo Curitiba, considerado um dos maiores eventos do setor do Brasil, reunindo mais de 15 mil visitantes em três dias de encontros e com mais de 65 expositores de ideias inovadoras para transformar a vida de cidadãos. O objetivo é reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. O tema da quinta edição foi “Reinventando cidades para todos”.

O Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta (EITA! Recife), experiência de transformação digital da Prefeitura do Recife tendo como base o Marco Legal das Startups e os Contratos Públicos de Solução de Inovação superou o Rio de Janeiro (Rio+) e Salvador (Capital Afro) em uma das cinco categorias que reuniu mais de 300 projetos inovadores das cinco regiões brasileiras. 

A capital pernambucana foi a primeira cidade brasileira a assinar seis contratos públicos de inovação de uma vez e a compor um hub de living labs. O anúncio da vitória do EITA! Recife foi feito pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Foi a primeira vez que ocorreu, no Brasil, a premiação de cidades inteligentes no evento realizado já há cinco anos na capital paranaense. A Smart City Expo Curitiba é promovida pelo iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes, com a chancela da Fira Barcelona, instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais.

Os outros vencedores, anunciados na noite de quinta-feira (21), foram: Cidade Sustentável  Quintal Florestal Sustentável (Santarém-PA), Equidade Social - Programa Compra Londrina – Felicidade em Compras Públicas Inteligentes (Londrina-PR), Mobilidade Urbana - Ciclovia do Trabalhador (Arapiraca-AL), Transformação Digital e Inovação - Araguaína 4.0: A Cidade Que Não Para (Araguaína-TO).