Tecnologia

Ciclo de Inovação já promove inovação tecnológica na área da saúde

Iniciativa conjunta formada por um comitê que engloba a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria Executiva de Transformação Digital e a Empresa Municipal de Informática (Emprel), o Ciclo de Inovação Aberta do Recife incentiva a busca de soluções de problemas públicos com ações criativas. 

Em prática desde o ano passado, duas iniciativas já conseguiram mudar para melhor o atendimento público de saúde da capital pernambucana. Problema crônico, as filas para consultas e cirurgias agora são eliminadas com o uso de tecnologia. O prefeito João Campos comemorou o resultado com postagem de vídeo no Instagram.

As startups Beyond Co. e Integra.ai apresentaram soluções distintas para dois desafios de interesse da Secretaria de Saúde: “Como podemos reduzir o índice de abstenção dos pacientes no comparecimento aos exames e consultas reguladas?” e “Como podemos aperfeiçoar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais de saúde?".

A dupla contratação foi realizada por meio do Contrato Público de Solução de Inovação, viabilizado graças ao Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021), que permite contratações públicas voltadas para soluções tecnológicas com menos burocracia, com mais agilidade e com segurança jurídica para contratada e contratante.

O Recife foi a primeira cidade do Brasil a assinar seis contratos de inovação aberta e soluções tecnológicas com startups, tudo isso com copropriedade intelectual e apoio às soluções estratégicas. 

Outros cinco desafios estão em andamento nas áreas de mobilidade, proteção animal, comércio, sustentabilidade e meio ambiente. Caso o projeto seja escolhido para o desenvolvimento em larga escala, existe a possibilidade de contratação pela prefeitura por mais de um ano de até R$ 1,6 milhão. O resultado será divulgado no final do ano.

Mais informações no site oficial do 2º Ciclo de Inovação Aberta do Recife: https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/eita-2-ciclo/