Tecnologia

Projeto de tradutor de libras com IA do Recife é finalista no prêmio SXSW

Um projeto desenvolvido no Recife, através da parceria entre o Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e a empresa de tecnologia Lenovo, é finalista do prêmio de inovação em IA (Inteligência Artificial) do SXSW (South by Southwest) em 2024. 

Trata-se de um tradutor de linguagem de sinais utilizando tecnologia de Inteligência Artificial. Os outros quatro concorrentes são todos de empresas e instituições dos Estados Unidos. O Brasil possui mais de 2,3 milhões de pessoas têm deficiência auditiva profunda. No mundo, são 430 milhões. 

Segundo o site CNN Brasil, o programa desenvolveu um conjunto de dados de milhares de vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para que uma nova tecnologia com patente pendente possa ensinar a IA a identificar visualmente e contextualizar cada gesto individual. Essa mesma tecnologia também poderia ser usada para o caminho inverso: ensinar pessoas que não sabem se comunicar em Libras a fazer os gestos através das imagens.

O objetivo da Lenovo é desenvolver um produto viável de ser utilizado por consumidores ainda em 2024 e, para isso, a empresa deve limitar inicialmente a ferramenta à tradução de frases em contextos específicos. A ideia para o projeto surgiu durante uma reunião da Lenovo em 2019, na qual uma desenvolvedora de software que também é fluente em Libras sugeriu trabalhar em uma tecnologia que ajudasse a comunidade de deficientes auditivos.

O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos, e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda atrações de diferentes países. Neste ano, a edição irá ocorrer de 8 a 16 de março.