Tecnologia

Recife é líder no número de alunos de TI em comparação a outras capitais

No ano passado, a análise do Censo do Ensino Superior indicava o crescimento da política de incentivo ao ensino superior na área de Tecnologia da Informação (TI) em Recife. Em 2022, os dados revelam um crescimento surpreendente, superando as expectativas.

A cidade implementou uma política organizada de cursos de graduação em parceria com universidades locais, como a Universidade Católica de Pernambuco, a Universidade Tiradentes-Unit e a Faculdade Senac PE. O programa Embarque Digital, uma colaboração entre o Porto Digital e a Prefeitura da Cidade do Recife, impulsionou os cursos, atraindo 800 novos alunos até o último Censo. 

Esse crescimento é notável, especialmente pela inclusão de jovens de periferia com bom desempenho no Enem, mas sem acesso a cursos de informática em universidades públicas. A tabela apresenta a quantidade de estudantes de TI a cada 100 mil habitantes em capitais com destaque para inovação.

O ecossistema governado pelo Porto Digital é um fator-chave nesse sucesso, contribuindo para atrair grandes empresas, como Bradesco, Liferay e Deloitte, para se instalarem na cidade. O texto promete mais informações ao longo da semana, com um foco especial nos cursos de TI e um mapa de opções de estudo em Recife.