Tecnologia

Energia solar gera oportunidade de negócios para o setor de TI

Fonte renovável, limpa e sustentável, a luz solar já representa a segunda matriz energética no Brasil e se configura uma oportunidade de negócios não apenas para instaladores de placas fotovoltaicas, mas também para os desenvolvedores de tecnologia instalados no Porto Digital. Para uma sala lotada no Cesar School Brum, o presidente da Associação Pernambucana de Energia Solar (Apesolar), Rudinei Miranda, e a gerente de engenharia da Conectoway Solar, Vanessa Gonçalves, apresentaram as inovações de um setor estratégico da economia brasileira dentro da programação do Investe Recife no Rec'n'Play.

Do universo de quatro milhões de usuários da concessionária de energia oficial em Pernambuco, apenas 67 mil são abastecidos atualmente por energia solar. O estado é o 12º no raking de produção por essa matriz, que atingiu o percentual de 15,4% da microgeração distribuída no país. 

"É um mercado novo e com um potencial muito grande. Nossa entidade ajuda empreendedores a entrar neste mercado da forma correta, já que todo projeto elétrico deve ser submetido à concessionária de energia. Queremos que os desenvolvedores de tecnologia despertem para este segmento, que precisa de sistemas de monitoramento e que possibilitem maior produtividade", ressaltou o presidente da Apesolar.

Já Vanessa Gonçalves destacou que a tecnologia vem evoluindo rapidamente e barateando os painéis solares, que estão se tornando mais acessíveis economicamente. "As células fotovoltaicas TOPCon permitem uma maior performance com um menor custo", disse. Para ela, uma maior participação do poder público e das universidades podem acelerar o desenvolvimento deste mercado. 

O interesse demonstrado pelo tema no Rec'n'Play aponta que uma nova geração de empreendedores e especialistas em tecnologia já está ligada neste negócio dominado atualmente pelos chineses.