Tecnologia

Propriedade intelectual é ferramenta para a inovação no mercado digital

Como sede do Porto Digital, o maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil, mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos de governo, reunindo 17 mil profissionais e empreendedores, o Recife deve ser também uma referência na proteção da criatividade que gera produtos e soluções inovadoras. A importância da propriedade intelectual foi tema de palestra que integrou a programação do Rec'n'Play nesta quarta-feira (18), dentro dos eventos coordenados pelo Investe Recife, a unidade de atração de negócios da prefeitura.

"Patente significa segurança jurídica para que a evolução possa acontecer e permite o surgimento de novos mercados", destacou o coordenador-geral de desenvolvimento da propriedade industrial, negócios e inovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Vinícius Bogéa Câmara. De forma remota, ele participou de debate com o chefe do escritório de difusão regional Nordeste do INPI, Eduardo Bemfica, que tinha como tema "A propriedade intelectual como ponte para os negócios".

Segundo Eduardo Bemfica, os desenvolvedores de softwares podem proteger suas criações. O INPI também garante os direitos de detentores de marcas, desenhos industriais e topografias de circuitos integrados, entre outros produtos do mercado digital. "Propriedade intelectual é uma ferramenta para a inovação", complementou Câmara, que indicou o site do INPI (https://www.gov.br/inpi/pt-br) como o caminho para garantia de exclusividade sobre invenção ou modelo de utilidade.

tecnologia