Tecnologia

Prodam vê ações digitais do Recife como referência em inovação

O Recife está à frente na valorização de soluções inteligentes para modernizar a gestão pública. A afirmação foi feita pelo diretor de Inovação e Arquitetura Organizacional da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam), Gustavo Guedes. Com 52 anos de fundação, a instituição tem 900 colaboradores, 55 clientes e desenvolve 200 projetos que aproximam governo do cidadão, como o aplicativo Munícipe, que incorpora o ChatGPT no atendimento remoto  da prefeitura da capital paulista.

A convite do Investe Recife, unidade de atração de negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), ele realizou a palestra "O uso de recursos tecnológicos para construir pontes", nesta quarta-feira (18), dentro da programação oficial do Rec'n'Play. Para Gustavo Guedes, ações como o EITA! Recife, que estimula a parceria com universidades e startups, são exemplos que chamam a atenção de gestores brasileiros de empresas públicas de informática. "Criamos um hub de inovação, o Inspira Sampa, em agosto de 2022, baseado nestes princípios", afirmou.

Para Gustavo Guedes, participar o Rec'n'Play foi uma oportunidade para se aproximar do universo criativo recifense. Segundo ele, modelos adotados na capital pernambucana, como os sistemas que reduzem filas na rede pública de saúde ou que fazem monitoramento dos buracos nas ruas podem ser adaptados para as necessidades de outras cidades. "Não somos concorrentes, podemos trabalhar como parceiros buscando sempre o melhor para quem vive nos nossos espaços urbanos", disse.

PREMIAÇÕES - A gestão da Prefeitura do Recife já ganhou diversos reconhecimentos pelo uso da tecnologia como ferramenta para modernização dos serviços públicos. Recentemente, dois prêmios foram concedidos pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti): o Cloud do Futuro (em parceria com a Google) e o Escola do Futuro (em parceria com a empresa Positivo).

O prêmio Cidade do Futuro 2023, na categoria Cloud do Futuro, foi concedido ao Recife pelo banco de dados gerados a partir de ferramentas do Google. Com esse gerenciamento foi possível identificar pessoas residentes na capital pernambucana beneficiárias de direitos que ainda não haviam acessado.

Já o prêmio na categoria Escola do Futuro tem relação com a utilização de mesas interativas que estimulam a interação e o raciocínio lógico. Desenvolvidas pela empresa Positivo Tecnologia, elas são direcionadas a crianças de um a seis anos de idade e foram implantadas em todas as 96 unidades de creches e creches-escolas da cidade. As mesas estimulam a aprendizagem por meio de um sistema de tecnologia que permite aprender brincando.

Fotos: Araújo Films

tecnologia