Semana de Inovação

Iniciativas que vem facilitando o acesso do cidadão aos serviços públicos da cidade serão apresentadas nos três dias de evento, em Brasília (DF)

Inovação rima com o Recife e a tecnologia já virou sinônimo da cidade. A Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração - ENAP começou nesta terça-feira (07) e segue até a próxima quarta-feira (09), em Brasília (DF), período ao longo do qual as equipes do Executivo Municipal  participarão do congresso apresentando iniciativas de transformação digital do município.

Com o lema de ‘cidadãocentrismo’ a gestão do Recife tem criado mecanismos que facilitam o acesso do cidadão aos serviços públicos com uma equipe compromissada com essa transformação. A Empresa Municipal de Informática (Emprel), a Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) estão na linha de frente na criação de soluções inovadoras para a cidade. E para mostrar como esse processo acontece, Rafael Figueiredo, diretor de Tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Emprel, estará no painel ‘Construindo Pontes entre Cidadãos e Governo: A Jornada dos Dados Abertos’, no dia 08.11, a partir das 14h.

Para explicar, na prática, como construir um modelo de Inovação Aberta no setor público, Breno Alencar, diretor de Inovação e Governança de Dados da Emprel, Evisson Lucena, gerente geral da SDECTI, e Viviane Lemos, gerente de Projetos Estratégicos da SETD, vão promover uma oficina para gestores e participantes sobre ‘Como Aplicar Inovação Aberta na Prática em Órgãos Públicos’, no dia 08.11, às 10h. Breno também estará no painel ‘Uso de dados nas gestão de cidades: dos indicadores ou monitoramento em tempo real’, no dia 07.11, às 16h.

A principal ferramenta que une a facilidade e agilidade neste acesso é o Conecta Recife. Com mais de 650 serviços à disposição do cidadão, em poucos cliques, é possível acessar as funcionalidades. Com mais de 2 anos desde o seu lançamento, o Conecta Recife já soma mais de 2,5 milhões de downloads nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. .

No encerramento do evento, no dia 09.11, também serão anunciados os vencedores do 27°concurso Inovação no Setor Público 2023 da ENAP, e o Recife está com 3 projetos finalistas: Portal Conecta Recife, plataforma Geração de Oportunidades (GO Recife) e EITA! Recife, ambos na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual , do Distrito Federal e municipal.