Se Mexe Comigo

Aliando gestão à tecnologia, Recife lança aplicativo de atividades físicas

Desenvolvido pela Secretaria de Esportes em parceria com a CFTI, startup que venceu um dos desafios do primeiro Ciclo de Inovação Aberta promovido pela Prefeitura do Recife em 2022, o aplicativo Se Mexe Comigo é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada da gestão pública. 

Disponível gratuitamente no portal de serviços Conecta Recife, o app é uma plataforma de compartilhamento de atividades físicas e permite a criação e divulgação de eventos esportivos. Juntar pessoas em grupos de interesse em comum tem reflexo imediato também na saúde pública. Uma população que se exercita e se diverte demanda menos atendimento na rede básica municipal. 

"Essa plataforma é para todo mundo, do entusiasta do ioga, passando pelo adepto da caminhada ao amante da dança. A ideia é que todos encontrem lugar neste ambiente", aponta Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. "Queremos estar cada vez mais fomentando grupos de pessoas a praticarem exercícios físicos. Serão exercícios para todo mundo, para todos os níveis de condicionamento físico". 

"A plataforma é muito fácil de usar. Você cria um evento em poucos minutos. Basta selecionar o tipo de atividade, escolher a data, hora e local, adicionar uma descrição atrativa para trazer mais participantes e pronto", explica Gabriel Perrusi, secretário de Fomento ao Esporte. "Conectar uma comunidade diversificada é a nossa ideia para incentivar que todos se ajudem a se mexer e celebrar suas conquistas".

O desafio vencido pela CFTI foi "Como podemos aumentar o número de praticantes de exercício físico, diminuindo o custo da inatividade física que impacta diretamente a saúde na cidade do Recife?". Organizado e coordenado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e Secretaria Executiva de Transformação Digital, o Ciclo de Inovação Aberta é umas principais áreas de atuação do Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta (EITA! Recife).

Vencedor de mais de dez prêmios nacionais na área de transformação digital, o EITA! Recife trabalha com um modelo que visa facilitar a contratação governamental de startups de todo o Brasil. O Ciclo de Inovação Aberta está atualmente na sua segunda edição, com mais cinco desafios para empresas e startups de tecnologia: mobilidade; proteção animal; comércio, turismo e lazer; sustentabilidade e meio ambiente.

A segunda fase foi concluída em agosto com a divulgação das pontuações das a segunda fase do 2º Ciclo de Inovação Aberta do Recife. As pontuações das 15 empresas e startups participantes (três por desafio). As propostas vencedoras podem fechar contratos no valor de até R$ 1,6 milhão.

Além do Ciclo de Inovação Aberta, que chega no seu segundo ano, o Eita! também conta com o Eita!Labs, uma outra instância que permite a experimentação de projetos por parte de contratações públicas específicas. 

Enquanto movimento, o EITA! Recife circula por dentro de todas as Secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife compreendendo e organizando seus principais desafios para execução de suas atividades, quer seja de ordem externa (quando diz respeito aos serviços prestados aos cidadãos de forma mais direta) ou aos sistemas de gestão (quando se refere às rotinas de trabalho dos servidores).