SDECTI

Comitiva chinesa de cidade-irmã do Recife faz visita técnica de inovação

Uma delegação oficial formada por seis integrantes do distrito de Tianhe e da cidade de Guangzhou teve a oportunidade de conhecer as ações da capital pernambucana nas áreas de educação, ciência e tecnologia, com direito a passeio pelo Rio Capibaribe. A pauta era estabelecer acordos de cooperação comercial, científica e técnica. Um dos principais centros industriais da China, Guangzhou é cidade-irmã do Recife desde 2007.

Liderados pelo vice-prefeito do distrito de Tianhe, Kaixuan Huang, os integrantes da comitiva foram recebidos pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio. O encontro, realizado na quarta-feira (16), teve a participação de representantes do gabinete da vice-prefeita Isabela de Roldão e da Secretaria de Turismo e Lazer.

Na visita técnica, os chineses receberam informações atualizadas sobre o Recife, que é o centro de decisões do Nordeste, com a estrutura de comércio mais importante da região, além de ter o segundo polo médico-hospitalar do país e abrigar o Porto Digital, o principal parque tecnológico do Brasil que reúne mais de 360 empresas de tecnologia embarcadas no segmento de economia criativa.

Com sete das principais universidades da China, o distrito de Tianhe e a cidade de Guangzhou apresentam alta qualidade de vida, uma economia pujante e uma tradição na formação de estudantes, com um polo acadêmico muito forte. Foi discutida a importância da criação do intercâmbio para experiências, conhecimento e exportação, com foco em investimentos e resultados, sobretudo na área de tecnologia.

Além de Guangzhou, o Recife tem outra cidade-irmã na China. Trata-se de Chengdu, localizada na província de Sichuan, na parte oriental do país.

Fotos: Araújo Film

visitas