SDECTI

Prefeitura divulga mutirão para facilitar acesso ao Desenrola Brasil

A Prefeitura do Recife vai facilitar o acesso de mais de 400 mil moradores da cidade ao Desenrola Brasil, permitindo que consigam renegociar suas dívidas e "limpar o nome na praça". Um mutirão capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e o Procon Recife terá como objetivo fazer com que mais pessoas estejam aptas a participar do programa do governo federal. 

O WhatsApp oficial da prefeitura será o canal para divulgar a necessidade de se cadastrar no site GOV.BR e obter o selo prata ou ouro para deixar de ser negativado. Na quarta semana de agosto, o Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, vai ganhar uma estrutura de atendimento para os interessados em participar do Desenrola Brasil, com a presença de instituições financeiras e empresas parceiras.

O público-alvo é quem possui renda de até dois salários mínimos, que poderá renegociar dívidas de até R$ 5 mil. É preciso que o interessado seja inscrito no Cadastro Único do governo federal. O Recife tem cerca de 540 mil pessoas vinculadas ao CadÚnico, mas 80% (432 mil) delas não possuem selo prata ou ouro, nível necessário para participar do Desenrola Brasil.  

"Nós queremos que o programa seja aplicado e disseminado na nossa cidade. Ao aderir e se credenciar na plataforma do governo federal, ajudamos os recifenses e dinamizamos a nossa economia", destacou a secretária da SDECTI, Joana Florêncio, no evento de apresentação do mutirão a representantes de instituições bancárias, empresas de telefonia e concessionárias de serviços públicos.

O secretário-executivo do Procon Recife, Pablo Bismarck, ressaltou que o mutirão é para quem possui dívidas bancárias ou não bancárias de até R$ 5 mil até 31 de dezembro de 2022. "Tirando o consumidor da inadimplência, ganha o cidadão, ganham as empresas e ganha a cidade", disse. 

Com mais de um milhão de inscritos, o WhatsApp da Prefeitura do Recife vai disparar mensagens para os moradores da cidade que podem ser beneficiados com o Desenrola Brasil. O secretário executivo de Transformação Digital do Recife, Felipe Cadena, explicou que será feito um cruzamento de dados para que a informação chegue ao maior número de interessados. "Todo o processo é focado no cidadão".

Presentes no evento realizado na manhã desta segunda-feira (07) no Forte de Cinco Pontas, representantes de instituições que já participam do Desenrola Brasil elogiaram a iniciativa da Prefeitura do Recife. A superintendente executiva da Caixa Econômica Federal, Cláudia Vasconcelos, afirmou que a CEF já fez adesão ao programa e se colocou à disposição para ajudar no mutirão. "O que a prefeitura precisar para mais acessos ao CadÚnico é só solicitar. Podemos agilizar os processos". 

A gerente do Crédito Amigo do Banco do Nordeste em Pernambuco, Elza Marques, ressaltou que o mutirão atinge justamente o público de sua instituição. "Nenhuma pessoa que precisa de ajuda para aderir ao Desenrola pode ficar de fora", destacou. A superintendente comercial do Banco do Brasil em Pernambuco, Cristiane Albuquerque, afirmou ser muito "importante trazer o pessoal de volta à economia e fazer esse programa dar muito certo no Recife". "É um projeto espetacular", resumiu a representante da TIM, Adriana Caribé.

Um segundo mutirão presencial está previsto para acontecer em setembro, com a participação de todos os parceiros, entre instituições bancárias e de serviços. A meta é também incluir o segmento de lojas, uma vez que as dívidas financeiras representam apenas um terço das contas atrasadas dos recifenses. "Por isso é importante também a presença do comércio varejista", lembrou o secretário-executivo do Procon Recife, Pablo Bismarck.