Salto Tecnológico

Prefeito do Recife destaca ações inovadoras em evento nacional do Sebrae

Convidado para a abertura do seminário Transformar Juntos, evento do Sebrae realizado em Brasília para promover o debate e a troca de experiências sobre os temas de Compras Públicas e Desburocratização, o prefeito João Campos destacou nesta quarta-feira (02) iniciativas de sua gestão que facilitam a vida de micro e pequenos empresários e estimulam o desenvolvimento sustentável. 

Ele defendeu a transformação digital e a adoção de soluções tecnológicas como estratégias para acelerar a geração de emprego e renda, qualificando empreendedores e estudantes em ciência e tecnologia, usando a inovação para resolver problemas que afetam toda a população. Três programas adotados pela Prefeitura do Recife foram apresentados: o Salto Tecnológico, o Embarque Digital e o GO Recife. 

O programa Salto Tecnológico, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação que é gerida pelo Investe Recife em parceria com o Sebrae, foi apontado pelo prefeito João Campos como um caso de sucesso na capacitação digital dos micro e pequenos empresários da capital pernambucana. 

Duas novas turmas encerram nesta semana a temporada de dois meses de treinamento e consultoria individualizada com analistas do Sebrea-PE. A meta é atingir 300 inscritos, que passam a ter uma melhor performance digital e incremento de vendas na internet.

O Embarque Digital é o programa de fomento à formação de capital humano da Prefeitura do Recife. Estudantes egressos da rede pública de ensino podem cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet com os custos bancados pelo poder público em parceria com o Porto Digital. O Banco do Nordeste se integrou recentemente à iniciativa, que já garantiu o acesso ao mercado de trabalho do ecossistema digital do Recife a mais de mil jovens.

Já o GO Recife é um acelerador de oportunidades de trabalho e de geração de renda, oferecendo vagas em cursos profissionalizantes através do aplicativo do Conecta Recife ou pelo site https://gorecife.recife.pe.gov.br/. São mais de 1.500 empresas cadastradas e aptas a lançarem suas oportunidades dentro do GO Recife e mais de 2 mil serviços disponibilizados por autônomos prontos para contratação imediata. A ideia foi adotada pela Prefeitura de Belo Horizonte.