Salto Tecnológico

Salto Tecnológico ajuda microempreendedores a vender mais no digital

Em três meses, a proprietária de um serviço de entrega de marmitas congeladas conseguiu dobrar o faturamento e até contratar uma pessoa para dar conta do aumento de encomendas. Seu foco de vendas passou a ser o Instagram e ela mesma consegue criar os próprios anúncios e ainda impulsioná-los. Ângela Melo, da Marmitas Fitlicia, foi uma microempreendedora que participou do programa Salto Tecnológico, capacitação digital gratuita oferecida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Serviço Brasileiro de Atenção às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE).

"Meu negócio começou a crescer na pandemia, mas com o Salto Tecnológico eu consegui subir de patamar. Estou muito grata pelo que consegui aprender", disse Ângela Melo, mãe de três filhos e que tem curso técnico em nutrição e dietética. Assim como ela, outros 346 microempreendedores individuais, empresários de pequeno porte e microempresários do Recife foram atendidos pelo programa, que teve início em agosto de 2022. Foram 30 turmas que, entre encontros presenciais e online, aprenderam como inserir os seus negócios no mercado digital, aprendendo também a usar modernas ferramentas de gestão.

O encerramento oficial da primeira temporada do programa aconteceu na noite de quarta-feira (22), na sede do Sebrae-PE. Foi a oportunidade para mais um encontro de negócios, onde novas possibilidades de parcerias surgem entre fornecedores de produtos e serviços diversos. Ederson Vargas, que junto com a esposa Luana, administra a empresa Muda Presentes e Eventos, destacou que os participantes podem ser agentes multiplicadores dos ensinamentos que receberam no Salto Tecnológico. "O Salto Tecnológico foi o apoio que estávamos precisando. Hoje temos uma página de vendas e nosso site está em construção. Algo impensável para nós tempos atrás", ressaltou. 

Outras oportunidades para os empreendedores virão. "Conseguimos desenvolver, a pedido da Prefeitura do Recife, um programa multissetorial, que foi além do desenvolvimento de vendas online. Estamos de portas abertas para novas conexões", destacou o gerente do Sebrae-PE na Região Metropolitana do Recife (RMR), Leonardo Carolino.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCETI) da Prefeitura do Recife, Joana Portela Florêncio, pediu uma salva de palmas para os próprios participantes, porque eles é que sabem o desafio de empreender na cidade, principalmente as mulheres. "Vocês têm a certeza de que saem deste curso com seu negócio melhorado, com o olhar para o consumidor. Nós queremos incentivar esta mudança de cultura, de não fazer sempre o mesmo e procurar se modernizar continuamente", disse.

Joana Portela também anunciou o pacote recente lançando pela prefeitura para desburocratizar processos de licenciamento e facilitar ainda mais a vida do empreendedor. O Chief Technology Officer (CTO) da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Rafael Figueiredo Bezerra, foi o convidado para fazer uma palestra onde reforçou a necessidade de se pensar sempre diferente para se atingir o sucesso.  

Os resultados alcançados pelos participantes mostram por que o Salto Tecnológico já é considerado um sucesso. O conhecimento dos microempreendedores inscritos na capacitação triplicou em relação ao uso de Instagram, houve a adesão ao uso de sistemas de gestão e controle, registrou-se aumento de vendas online e do faturamento ainda durante a execução do programa. Em média, os negócios cresceram em torno de 50% para a maior parte dos integrantes do Salto. Em breve, um e-book será lançado com os resultados finais do programa e com a lista de todos os negócios beneficiados, para dar continuidade ao fechamento de novas parcerias.

salto tecnológico