Salto Tecnológico

Prefeitura do Recife encerra com êxito programa Salto Tecnológico

Nesta quarta-feira (22), às 19h, a Prefeitura do Recife entrega a última turma do Programa Salto Tecnológico, capacitação voltada para melhorar a gestão e a presença digital de Microempreendedores Individuais, Empresas de Pequeno Porte e Microempresas do Recife. Foram 347 empreendimentos participantes, que alavancaram os seus negócios utilizando de recursos tecnológicos nas áreas de gestão, marketing e vendas em ambiente digital. Um relatório de avaliação dos treinamentos mostrou que os participantes ampliaram a comercialização de produtos em 30% ainda durante o treinamento. Além da entrega de certificados, a noite será de network entre participantes de todas as turmas realizadas, além de palestra de negócios aberta ao público geral. 

“Nossas ações em prol do empreendedorismo têm um olhar atento para os pequenos negócios, que ficam nas comunidades e fora do centro comercial da cidade, porque a gente entende que uma base importante do emprego e da renda está diretamente conectada às micro e pequenas empresas. Em setores importantes da nossa economia, como de alimentos e bebidas, os pequenos negócios representam mais da metade das empresas. Eles têm qualidade nos produtos, organização, mas não utilizavam a tecnologia para turbinar o empreendimento. Então, a gente chegou para colocar esse ingrediente que faltava e fortalecer esse recorte de empresas”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio. 

O Salto Tecnológico foi capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (SDECTI), por meio do Investe Recife, e tinha duração de três meses, com aulas online e presenciais, além de uma consultoria personalizada feita por analistas do Sebrae-PE, instituição parceira do projeto. A dinâmica do treinamento começava com a aplicação de um amplo questionário, que identificava o grau atual de maturidade tecnológica de cada negócio para construir um plano específico de aprimoramento.

Os 347 negócios selecionados foram divididos em turmas distintas e tiveram acesso a 42 horas de consultoria individualizada e, ao menos, nove encontros coletivos para compartilhar estratégias para acelerar a transformação digital, melhorar processos, reduzir custos e, sobretudo, aumentar o faturamento. O programa tem investimento de cerca de R$ 900 mil, sendo um terço do total apoiado pela Prefeitura do Recife.

BALANÇO - Foram realizadas 30 turmas e, do total, o maior número das empresas participantes (45%) atuam no setor de Comércio. Deste total, a maioria (59%) realiza atividades econômicas na área de Alimentação e Bebidas. O setor de Serviços registrou 41% dos empreendedores participantes e, na sua maioria (33%) detém negócios na área de Beleza e Higiene Pessoal. 

A participação do setor de Educação ficou em 11%. Deste total, 55% atuam com cursos profissionalizantes. Os outros 4% possuem empresas ligadas ao segmento de Construção, mais especificamente atuando nas atividades de obras de alvenaria.

Em se tratando da Natureza Jurídica, o maior número de inscritos (68%) é de MEI. No recorte de gênero, 56% dos empreendedores treinados são mulheres. Em termos de faturamento, mais da metade dos inscritos (55%) registrou um faturamento de até R$ 5 mil mensais em vendas online. 

O diagnóstico inicial apontou que 46% das empresas entendem que o principal desafio para utilizar as plataformas de mídias digitais e ferramentas de gestão e controles é a falta de conhecimento em relação ao negócio e ao mercado.

PALESTRA E NETWORK - Uma palestra sobre inovação nos micro e pequenos negócios e uma dinâmica de networking para interação e apresentação de produtos e serviços marcam o encerramento do programa Salto Tecnológico. Aberto ao público, o encontro de negócios "Um Salto para o sucesso" acontecerá no dia 22 de novembro, às 19h, na sede do Sebrae-PE (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro). As inscrições podem ser feitas através deste link (https://curtlink.com/dT2m).

A palestra será feita pelo Chief Technology Officer (CTO) da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Rafael Figueiredo Bezerra. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela, e a diretora técnica do Sebrae-PE, Josiane Ferreira, serão responsáveis pela abertura oficial.

Será uma oportunidade para conhecer as histórias de sucesso de pessoas que resolveram se tornar empresárias em diferentes áreas e que já durante a capacitação puderam ampliar as suas conexões e ampliar seus negócios.

Informações para a imprensa:
André Clemente
Gerente de Relações com a Imprensa
Secretaria de Finanças
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
Prefeitura do Recife 
(81) 3355-8247 | (81) 99731-4937