Ranking

Recife integra ranking das cidades mais promissoras do mundo

O Recife voltou a integrar, pelo quinto ano seguido, a lista dos lugares mais promissores do planeta para atrair, reter e gerar fluxos de capital, pessoas e ideias. No ranking Global Cities Report 2023 divulgado pela empresa de consultoria empresarial norte-americana Kearney, a capital pernambucana ocupa a 131ª posição no índice Global Cities Index (GCI), que capta o estado atual da liderança, e a 136ª posição no índice Global Cities Outlook (GCO), que projeta o desempenho futuro potencial das 156 grandes cidades mundiais analisadas.   

Em relação a 2022, o Recife vem apresentando um grau de dinamismo maior e subiu quatro posições no índice Global Cities Outlook (GCO), passando de 140º para 136º lugar entre as metrópoles internacionais que têm maior probabilidade de assumir papéis de liderança nos próximos anos. Para este cenário, são analisados quatro grandes indicadores do potencial urbano: bem-estar pessoal, economia, inovação e governança. 

Com uma política voltada para a melhoria do ambiente de negócios (Investe Recife) e investimento em capital humano (Embarque Digital e plataforma GO), o Recife apresenta também envolvimento político crescente para adoção de soluções inovadoras de grandes problemas urbanos (Recentro, Programa Parceria e Conecta Recife). 

O ranking Global Cities Report 2023 indica uma proeminência crescente de centros mais novos e menos estabelecidos fora da Europa e da América do Norte, cujo posicionamento geopolítico e geoeconómico equilibrado os torna atraentes para o capital, o comércio e a economia. pessoas de todo um mundo cada vez mais fragmentado.

Segundo o relatório, "os resultados deste ano mostram que as cidades que conseguiram reforçar a sua dimensão de capital humano – particularmente no que diz respeito ao ensino superior e à atração de estudantes internacionais – registraram melhorias saudáveis ​​nas suas classificações. As cidades também devem ser capazes de requalificar e redistribuir a sua própria força de trabalho local para responder à evolução das exigências do mercado – um esforço em que a IA generativa pode ser uma ferramenta útil".

As outras capitais brasileiras que integram a lista são São Paulo (46ª posição), Rio de Janeiro (76º), Belo Horizonte (111º), Porto Alegre (115º) e Salvador (124º).