Ranking

Recife avança no ranking nacional de tempo de abertura de empresas

O Recife avançou no ranking nacional do tempo de abertura de empresas, reduzindo de oito horas em abril para cinco horas em maio o período necessário entre a viabilidade e o registro de um novo empreendimento. Em relação às demais capitais, a cidade passou de sexto para terceiro lugar, empatada com Cuiabá, atrás apenas de Maceió (4) e Vitória, Curitiba e Aracaju (3). Os dados fazem parte do Painel do Mapa de Empresas do Governo Federal, divulgado nesta terça-feira (20).

Com mais de 175 mil negócios ativos, o Recife teve em maio um saldo positivo de 913 novas empresas, resultado da abertura de 2.901 empreendimentos e o fechamento de outros 1.988 no quinto mês do ano. 

Em comparação com maio de 2022, quando eram necessárias 35 horas para a abertura de uma empresa na capital pernambucana, o último tempo registrado  representa um decréscimo de 86% no prazo necessário para a regularização de uma atividade. É geração de emprego e renda de forma mais rápida e eficaz.

De todas as 2.901 empresas abertas em Recife no mês de maio, 92% foram microempresas (2.653), com um tempo médio de 4 horas entre viabilidade e o registro. Foi o mesmo período para as 159 empresas de pequeno porte abertas que abriram suas portas na cidade. 

A maior redução de tempo no Recife ocorreu no segmento de empresas de maior porte, que possuem uma natureza jurídica com maior complexidade e de impacto. Em vez das 40 horas necessárias em abril, as 89 que abriram na cidade precisaram de apenas oito horas em maio. 

O avanço nos indicadores é resultado direto das ações da Prefeitura do Recife que têm como objetivo melhorar o dia a dia das empresas de todos os portes, com atenção especial aos microempreendedores.