Programa Salto Tecnológico abre inscrição para turbinar negócios no ambiente digital
Treinamento gratuito oferecido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Sebrae-PE promove avanço das empresas na utilização de ferramentas de gestão e nas formas de ampliar vendas. Cerca de 70 empreendedores foram formados no primeiro bloco
O Programa Salto Tecnológico está com inscrições abertas para a nova turma de capacitação para empreendedores que querem elevar os negócios a outro patamar. Com sessões híbridas (aulas online e presenciais), o treinamento busca a melhoria da gestão completa da empresa, principalmente no processo de transformação digital. A capacitação avança o empreendedor em áreas como utilização de ferramentas digitais, logística, redução de custos, finanças, relacionamento com o cliente, ampliação do mercado por meio de marketing digital e vendas online. As matrículas estão disponíveis através do site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) e no app Conecta Recife.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), o Salto Tecnológico é capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), por meio do Investe Recife, gerência voltada para a atração de investimentos e por buscar melhorias para o ambiente de negócios. O investimento total é de cerca de R$ 900 mil para capacitar 300 empresários. Um terço do aporte é bancado pela Prefeitura do Recife.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio, ressalta a oportunidade, principalmente para os pequenos negócios, de terem um treinamento gratuito e de excelente qualidade para fortalecer a empresa para enfrentar o mercado. O primeiro bloco do Salto contemplou mais de 1.000 horas de treinamento e 476 atendimentos coletivos e individuais com consultores especializados. De acordo com o relatório da primeira turma, a capacitação foi concluída por microempresários (60%), microempreendedores individuais - MEIs (36%) e pequenos empresários (4%).
“Os resultados dos primeiros formandos na capacitação só reforçam o ganho de participar do Salto Tecnológico. Cerca de 60% dos inscritos apontaram que seus empreendimentos tiveram melhoria na gestão do negócio e aumento de seguidores nas suas plataformas de venda digitais depois da adoção de práticas trabalhadas no curso. Além disso, mais de 80% afirmaram que a capacitação atingiu as expectativas. Então, a nova turma chega para entregar resultados ainda mais efetivos e, assim, o nosso trabalho vai movimentando a fortalecendo a dinâmica empresarial, a partir da solidez das empresas, principalmente as microempresas”, destaca a secretária.
Maria Lopes, empresária e proprietária da Floricultura Via Flores, destacou que participar do programa Salto Tecnológico foi um divisor de águas, pelo conteúdo de alta qualidade que a capacitação ofereceu, além do detalhamento prático sobre redes sociais, apresentação dos produtos, divulgação e o tipo de imagem e mensagem que a empresa transmite nas vendas.
“Descobri que as mídias sociais são essenciais atualmente e, com a orientação de Martha Catão (mentora), observei que a logo da minha empresa estava obsoleta e que precisava de uma repaginada. Também identifiquei que precisava humanizar mais as minhas postagens, conhecer minha ‘persona’ e assim entregar um conteúdo de mais qualidade para conquistar mais clientes e aumentar as minhas vendas. Antes do programa, eu não costumava patrocinar posts nem fazer anúncios pagos, mas vi que, ao iniciar, minhas vendas tiveram um aumento de 30%. A partir da próxima semana a Via Flores entrará em um novo momento como empresa e devo muito desse sucesso ao apoio de todos do Sebrae e da Prefeitura do Recife que fizeram parte do projeto”, detalhou.
O PROGRAMA - O Programa Salto Tecnológico é uma oportunidade para colocar a gestão e a presença digital de empresas do Recife em outro patamar. O objetivo é capacitar e garantir suporte técnico nos processos de utilização de ferramentas tecnológicas no negócio, com melhoria em logística, redução de custos, finanças digitais, relacionamento com o cliente e ampliação do mercado por meio do marketing digital e vendas online. Serão 300 empresas contempladas ao final do programa e o tempo de duração do treinamento de cada ciclo de turmas é de cerca de três meses.