Propriedade Intelectual

Prefeitura celebra a participação das mulheres na inovação e na criatividade

 

Evento acontece nesta quarta-feira (26), Dia Mundial da PI, e vai debater avanços, desafios e a equidade de gênero no setor

O protagonismo feminino é um movimento crescente em diversos setores econômicos, mas o caminho para atingir esse feito segue sendo mais longo e mais árduo. Para valorizar esse trabalho realizado pelas mulheres, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), por meio do Investe Recife, entra nas celebrações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril) e realiza evento gratuito com o tema “Mulheres e Propriedade Intelectual: acelerando inovação e criatividade”. Será uma manhã de palestras no Auditório do Museu da Cidade do Recife, Praça das Cinco Pontas, das 9h às 12h. As inscrições são abertas ao público e podem ser feitas através deste link: https://lnkd.in/d2U-5JRq

O encontro também estreia o projeto Invest Day, uma série de encontros a serem realizados pela Sdecti, por meio do Investe Recife, para tratar de pontos essenciais para o crescimento da economia, com foco no desenvolvimento dos negócios do Recife. A primeira edição terá como convidados especialistas de instituições de ensino superior e profissionais de mercado que abordarão questões como Inovação Tecnológica, Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Equidade de Gênero.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio, ainda que a participação da mulher esteja cada vez mais comum nos grandes debates e à frente de trabalhos importantes no cenário da ciência, da tecnologia e da inovação, a pauta do encontro é essencial.

“São medidas como essas que fazem as ideias serem trabalhadas e as políticas públicas serem planejadas e executadas. Tudo tem que ser pensado para que esse caminho da mulher seja menos árduo e receba mais incentivos, seja para acessar conhecimentos ou poder desenvolver suas habilidades. Ter a mulher no protagonismo só traz ganhos e não é diferente no segmento da Propriedade Intelectual”, destacou a secretária.

Dia Mundial da Propriedade Intelectual - Todos os anos, no dia 26 de abril, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) celebra o Dia Mundial da PI, com o objetivo de discutir o papel que os direitos de PI desempenham no incentivo à inovação e à criatividade. Em 2023, o foco está na determinação das inventoras, criadoras e empreendedoras do mundo inteiro e seu trabalho inovador.

Investe Recife - O Investe Recife é a unidade de atração de investimentos da Prefeitura do Recife, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdecti). Ela atua na promoção e na execução de políticas públicas que contribuam para a expansão de investimentos e aumento de produtividade da cidade, garantindo emprego e renda para a capital de Pernambuco.