Premiação

Recife se junta à Rede Global de Cidades de Aprendizagem da Unesco

O Recife é uma das três cidades brasileiras a se juntar à Rede Global de Cidades de Aprendizagem (GNLC) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Divulgado na quarta-feira (14), é um reconhecimento pelos esforços da capital pernambucana em tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos. Ao todo, 64 novas cidades de 35 países passaram a integrar a lista de 356 localidades no mundo que compartilham experiências que beneficiam 390 milhões de pessoas. 

Os pré-requisitos de avaliação das novas cidades na GNLC são um forte compromisso com a aprendizagem e um histórico de boas práticas e iniciativas políticas. As cidades são avaliadas por um júri de especialistas. No caso do Recife, a Unesco destacou o Embarque Digital, que oferece acesso gratuito a cursos superiores em tecnologia para jovens de comunidades.

Essa iniciativa da prefeitura, em parceria com o Porto Digital, já formou mais de 1.400 estudantes vindos da rede pública de ensino em cursos de graduação totalmente custeados pelo governo nas áreas de tecnologia. O Embarque Digital já está na 6ª turma. 

Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre 2018 e 2022.

Além do Recife, Curitiba (PR) e Leme (SP) também se juntaram à lista de cidades selecionadas pela Unesco, sendo reconhecidas respectivamente pelos esforços para promover o combate à discriminação, promovendo a diversidade cultural e a inclusão de pessoas com deficiência com serviços de apoio e terapia ocupacional.