Prefeitura do Recife

Recentro oferece programa de isenções fiscais para imóveis do Centro do Recife

Após dois anos do lançamento do programa Recentro, que visa revitalizar o Centro do Recife, dez imóveis na região obtiveram isenções fiscais como parte da iniciativa. O programa oferece descontos de até 10 anos nos impostos, como IPTU, ISS e ITBI, para proprietários que se comprometem a revitalizar total ou parcialmente seus imóveis. Desde o início, quatro empreendimentos obtiveram redução na alíquota do ISS, enquanto seis imóveis conseguiram descontos no IPTU.

O Recentro teve uma alteração na lei em dezembro de 2023, ampliando os benefícios para a área da Boa Vista e possibilitando a redução de IPTU já a partir da expedição do Alvará de Serviço sem Reforma. Isso representa uma mudança positiva em relação à versão anterior, que exigia a conclusão das obras para solicitar o benefício fiscal. Agora, melhorias e reparos podem resultar em reduções de 60% a 100% no IPTU.

Essa iniciativa é uma estratégia importante para estimular a revitalização urbana, incentivando proprietários a investirem em seus imóveis, o que, por sua vez, contribui para a melhoria do cenário urbano e geração de empregos na região. O Recentro, ao flexibilizar o processo de concessão de benefícios fiscais, promove uma abordagem mais dinâmica e ágil para impulsionar o desenvolvimento e a atratividade do Centro do Recife.