Prefeitura do Recife

Recife conquistou a certificação Ouro da Bloomberg Philanthropies

O Recife conquistou a certificação Ouro da Bloomberg Philanthropies, por meio da Results for America, em reconhecimento ao impacto positivo do Compaz na redução da violência nos bairros onde atua. A cidade se junta a outras 11 novas cidades dos Estados Unidos e da América Latina a receber essa certificação, sendo a capital pernambucana agraciada com a mais condecoração entre as cidades latino-americanas.

O Compaz, reconhecido por estabelecer capacidades excepcionais de dados para embasar decisões políticas, distribuir recursos, melhorar serviços e engajar os cidadãos, contribuiu significativamente para a redução de 15% na violência em quatro anos nos territórios onde está presente. Como um equipamento inovador, oferece diversos programas e serviços, desde aulas de matemática até artes marciais, fortalecendo os esforços de prevenção a crimes e violência.

Além do Compaz, o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta do Recife (E.I.T.A! Recife), também foi um dos pontos avaliados para a certificação nível Ouro. O programa, originado em uma cidade voltada para a tecnologia com o maior Parque Tecnológico Urbano e Aberto do Brasil, o Porto Digital, busca soluções disruptivas por meio de design thinking e trilhas de inovação, promovendo a colaboração entre setores público e privado para enfrentar desafios sociais.

No contexto latino-americano, as trilhas de inovação do E.I.T.A! Recife torna-se uma oportunidade de escalabilidade, respondendo à necessidade de ações que reduzam a desigualdade nos centros urbanos. Segundo o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), aproximadamente 1500 startups brasileiras têm o perfil adequado para atuar no business to government (B2G) e oferecer soluções tecnológicas para governos.

O programa de Certificação What Works Cities, lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies, é o padrão internacional de excelência em dados para governança urbana. Fortalecida em 2022 com requisitos de equidade, a certificação continua a definir um padrão de excelência para governos locais informados por dados, refletindo práticas, políticas e recursos necessários para a eficaz utilização de dados na tomada de decisões. Até o momento, 74 cidades alcançaram a distinção da certificação What Works Cities, e mais de 160 cidades submeteram candidaturas desde 2017.

Foto: Divulgação/PCR