Prefeitura do Recife

Estudantes premiados na OMR embarcam para os Estados Unidos

Na manhã desta segunda-feira (15), os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife que obtiveram os melhores desempenhos na I Olimpíada de Matemática (OMR) da Rede Municipal de Ensino do Recife, realizada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação, embarcaram para uma jornada empolgante e educativa aos Estados Unidos, acompanhados de dois professores e uma gestora.

A viagem, que integra a premiação do certame, tem como roteiro principal uma visita à Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), onde os jovens terão a oportunidade única de mergulhar no mundo das inovações e pesquisas espaciais, e aos icônicos parques da Disney, sob uma visão pedagógica, proporcionando aos jovens uma experiência multidimensional de aprendizado e diversão. Os alunos Eduardo Tavares (EMTI da Iputinga); Kauã Roberto da Silva (EMTI Vaz de Camões); Kauã Henrique da Silva (EMTI Nadir Colaço); Adonias de Araújo (Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus); Luís Miguel (Escola Municipal Antonio Farias) e Raylson Roberto Gomes (EMTI da Mangabeira) foram os destaques da competição. O prefeito João Campos foi ao Aeroporto Internacional Gilberto Freyre conversar com os jovens antes do embarque.

“Criamos a Olimpíada Municipal de Matemática do Recife, parabenizamos todos os alunos que participaram e premiamos aqueles que foram os primeiros colocados. Os estudantes que estão indo terão uma grande experiência pessoal, mas também serão referência através da educação. Não tenho dúvidas de que quando os meninos chegarem dentro de suas famílias, bairros e escolas, isso vai despertar uma curiosidade geral e estimular o surgimento de novos talentos. Estamos fazendo com que a referência nas escolas e comunidades aconteça através da educação”, disse o prefeito.

A Olimpíada de Matemática do Recife (OMR) tem o intuito de despertar o interesse e o prazer dos estudantes em aprender matemática, bem como identificar e valorizar talentos no campo da disciplina. Participaram da primeira edição da Olimpíada 41 escolas, envolvendo mais de 200 estudantes do ensino fundamental e 60 professores. A disputa foi realizada em duas etapas, nas categorias estudantes de 6º e 7º anos e estudantes de 8º e 9º anos.

“Eu nunca imaginei isso, de verdade, ganhar foi um sonho realizado. Eu nunca imaginei porque eu nunca teria condições. Pensava que só conseguiria viajar no futuro, mas graças ao meu estudo e esforço, consigo realizar isso hoje. Tô muito feliz, nem dormi direito”, contou o vencedor Raylson Roberto Gomes (13), que é do 8º ano e se mostrou muito grato com a oportunidade oferecida pela olimpíada da Prefeitura.. O aluno recebeu uma despedida surpresa de seus amigos, que confeccionaram uma faixa para desejar boa viagem ao jovem.

Como premiação, os participantes também receberam certificados e medalhas de ouro, prata e bronze. Para a viagem, foram selecionados os seis estudantes com melhores notas, sendo três em cada categoria, bem como os professores com melhores resultados e a gestora da escola com maior participação na competição. Os professores Adeilson Pereira da Silva (EMTI Nadir Colaço); Nivaldo Melo Pinto (Escola Municipal Antônio Farias) a gestora Josinere Sales da Silva (EMTI Nadir Colaço) vão acompanhar os estudantes durante a experiência.  

O professor Adeilson Pereira da Silva, 43, explicou que sente em dobro a alegria pela viagem. “A gente fica alegre pelos estudantes porque é fruto do empenho e esforços deles, de estarem ali aprendendo, e eu fico mais alegre ainda porque sou professor de matemática e ver o resultado positivo na matéria é muito gratificante. A participação dos estudantes foi ótima, toda a escola foi envolvida e quando a gente falou da premiação, da possibilidade de viajar para a Disney, conhecer a NASA, e a euforia foi tremenda. Nós tivemos um representante da escola e depositamos nele toda essa alegria de estar indo junto em pensamento”, afirmou.

O objetivo dessa experiência é proporcionar uma ampla oportunidade de aprendizado para os jovens, permitindo-lhes absorver conhecimentos avançados e explorar sua curiosidade científica. Além disso, ela vai influenciar positivamente suas escolhas e direções profissionais futuras.

Foto: Rodolfo Loepert/PCR