Prefeitura do Recife

Prefeitura do Recife cria Secretaria de Ciência e Tecnologia

Empresários, personalidades da tecnologia recifense e técnicos da Prefeitura do Recife participaram na manhã de sexta-feira (29) do anúncio oficial do prefeito João Campos da criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que será assumida por Rafael Figueiredo, que era Chief Transformation Officer (CTO) na gestão municipal desde janeiro de 2021.

João Campos elogiou o trabalho de Joana Portela Florêncio, que segue à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,destacando os bons números obtidos na geração de empregos com carteira assinada, sendo a primeira capital do Nordeste segundo dados de novembro do Caged. Segundo ele, a nova pasta vai impulsionar ainda mais os avanços em políticas públicas fundamentais para a cidade.

Como chefe da área de transformação digital da Prefeitura do Recife, Rafael Figueiredo esteve à frente do trabalho que possibilitou o agendamento 100% digital da vacinação contra a covid-19 no início da pandemia. 

A medida garantiu não apenas a eficiência do processo de imunização do recifense, como também aumentou significativamente o número de pessoas cadastradas no Recife Vacina (o sistema de agendamento eletrônico Recife Vacina está hospedado no Conecta Recife). 

Com isso, o Conecta Recife tinha 8 mil pessoas cadastradas antes da vacinação, passou para mais de 1,8 milhão de recifenses cadastrados. Dessa forma, a Prefeitura passou a ter um banco de dados atualizado referente aos munícipes, o que facilita a implementação de políticas públicas eficientes.

Para o novo responsável pela operação do Conecta Recife, considerado hoje o maior portal de serviços públicos do Brasil, o prefeito já lançou um desafio para 2024: ampliar a oferta do Wi-Fi gratuito, com objetivo de ofertar conexão para 500 praças do Recife.