Prefeitura do Recife

Transformação Digital do Recife recebe reforço de 23 novos profissionais

A Prefeitura do Recife continua ampliando seu processo de transformação digital e, nesta segunda-feira (18), deu boas-vindas aos novos profissionais que contribuirão com essa caminhada. A Empresa Municipal de Informática (Emprel) recebeu 23 profissionais, de nível superior na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que foram aprovados no concurso público lançado em maio deste ano. O trabalho desses profissionais será voltado para a criação, manutenção e inovação da transformação digital dentro do ambiente público e governamental.
 
“O Recife tem o privilégio de não só ser uma cidade vocacionada à inovação, mas também ter um ativo público disso, com uma instituição como a Emprel e com a nova reformulação da Secretaria de Planejamento, ter também o eixo da transformação digital. A gente tem hoje uma transformação digital ligada a todas as áreas, porque não pode ser numa caixinha específica”, afirmou Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.
 
O gestor comentou sobre a importância das atividades dos novos profissionais na melhoria da qualidade do serviço público em diversas áreas. “Se a gente não ousar, a gente perde a representatividade do serviço público, que é algo nobre e essencial. Sem serviço público, não há senso de coletividade, de cidadania e convivência da comunidade. Então a gente precisa tornar o serviço público mais acessível e de mais qualidade para as municipalidades, e eu tenho certeza que a grande célula que vai poder começar essa transformação e levar para toda a cidade, passa por vocês. Esse time aqui consegue fazer isso e precisa fazer isso”, colocou Bernardo D’Almeida.
 
Os candidatos selecionados foram avaliados pela equipe de Transformação Digital do Recife, responsável pela criação e operacionalização de produtos que hoje são uma realidade na cidade, como  Recife Vacina, Atende em Casa, GO Recife e CredPop entre outros. Também sai dessa equipe a renovação e modernização dos processos internos, como a implantação do novo sistema de tramitação eletrônica de documentos e a criação de uma rede multidisciplinar dentro da Prefeitura mergulhada em Inovação Aberta.

“Eu vou trabalhar na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conheci a Emprel através do concurso e vejo que tem muita tecnologia nova aqui, e tem muito a contribuir com a minha carreira. O Conecta Recife é uma grande inspiração e não vejo a hora de começar a criar mais soluções para ajudar a população no acesso aos serviços públicos”, afirmou Letícia Basto, de 28 anos, Analista de Sistemas.
 
A seleção contou com habilitação, análise curricular acadêmica e profissional e prova prática de conhecimentos específicos. Os selecionados ocuparão os cargos de Analista de Infraestrutura e Suporte, ficarão ligados à Diretoria de Infraestrutura e Suporte. Já os candidatos aprovados para o cargo de Analista de Sistemas serão lotados na Diretoria de Sistemas da Informação.

Foto: Gilberto Luiz