Prefeitura do Recife

Prefeitura do Recife certifica sete mil alunos em cursos profissionalizantes

Para milhares de recifenses, a qualificação tem sido a porta de entrada para o mercado de trabalho. Na tarde desta quinta-feira (14), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, promoveu a entrega de sete mil certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de curta e longa duração de 70 modalidades distintas. O prefeito João Campos marcou presença na solenidade, realizada no Geraldão, distribuindo os certificados. Com a medida, a gestão alcançou a marca de 14 mil certificados entregues em pouco mais de um ano. 

"Hoje é um dia histórico. Estamos diante da maior entrega de certificado na história do Recife em um único dia. São 7 mil pessoas qualificadas, formadas pela Prefeitura. Falar é fácil, mas, para conseguir tirar do papel e formar mais 14 mil pessoas em um único ano, é preciso saber trabalhar e ter vontade", disse ele. "A gente está chegando no final do ano e o Recife vai bater recorde de investimento público. São mais de R$ 700 milhões investidos.  Mas eu queria também aqui poder parabenizar todos vocês que toparam estudar e se qualificar. Parabéns!”, acrescentou.

Apenas no segundo semestre deste ano, foram formadas 310 turmas nas 17 Escolas Profissionalizantes espalhadas pelo Recife e instituições parceiras da Prefeitura. Organizações não governamentais, associações, espaços comunitários e sindicatos fazem parte da parceria, só neste semestre foram 30 parceiros. A ideia é atender ainda mais alunos e chegar mais perto das comunidades, facilitando a mobilidade.

Os cursos ofertados foram nas áreas de alimentação, beleza, estética, informática, línguas, indústria e setor administrativo. E, entre os mais concorridos, estão os de doces e salgados; inglês; libras; robótica; energia solar; cabeleireiro; design de sobrancelhas; informática; operador de empilhadeira; NR 10 e NR 11; e banho e tosa para pet shop. Neste semestre, o número de instrutores também aumentou, com a contratação de 70 novos profissionais. 

O Centro Mário de Andrade, no Ibura, Projeto Sinal, em Boa Viagem; Sempre Viva, em Dois Unidos; Cores do Amanhã, no Sancho; Associação Alto do Mandu, no Mandu; Projeto Mãe Coruja (vários bairros), Centros Pops (voltados para população em situação de rua em vários bairros) e Centro Social Urbano (CSU) da Bomba do Hemetério são algumas das dezenas de instituições beneficiadas.

Para a secretária Adynara Gonçalves, os cursos de qualificação oferecem trabalho, renda e dignidade para milhares de recifenses.  "Muitas pessoas, inclusive idosos, que têm dificuldade em  conseguir uma vaga de trabalho no mercado, encontram nos cursos um novo propósito de vida. Aprendem uma nova profissão, começam a empreender, ou são encaminhados às empresas pela nossa plataforma GO Recife, e ainda fazem novas amizades. Um novo ciclo importante na vida dessas pessoas começa a desabrochar", destacou ela.

Para Maria da Conceição Marques, 56 anos, que fez curso de cabeleireira na Escola Magalhães Bastos, na Várzea, as capacitações gratuitas são uma oportunidade imperdível: "Foi maravilhoso, a professora é excelente e as meninas que participaram do curso também. Todas nós estamos muito satisfeitas. Eu já trabalho na área há oito anos, no meu salão na Várzea, e agora me especializei ainda mais".

Já Adriano da Silva, 39 anos, estudou na Escola Dom Bosco, em Casa Amarela, para se tornar montador de painel fotovoltaico. "Foi muito bom o curso, eu aprendi muita coisa sobre aterramento, sobre ligações e paralelos. Eu trabalhava como vendedor, depois fui para a área de logística. Mas eu queria sempre aprender sobre painel fotovoltaico. A expectativa agora é trabalhar na área", comentou ele.

Edson Holanda/PCR