Prefeitura do Recife

Recife recebe curso sobre urgência climatica e soluções em terrirtórios urbanos

O Curso "Urgência Climática - Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis," oferecido pelo Lincoln Institute of Land Policy com o apoio do WRI Brasil, buscou desenvolver habilidades para implementar medidas de redução de riscos em áreas urbanas vulneráveis no Brasil. Dividido em duas etapas, as aulas foram assistidas de forma síncrona e assíncrona visando proporcionar conhecimentos técnicos sobre a temática das urgências climáticas em 06 cidades brasileiras: Recife(PE), Salvador (BA), Teresina (PI), Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG).  

Os candidatos, selecionados em parceria com o ICPS (Instituto das Cidades Pelópidas da Silveira – PCR) Recife, atenderam a requisitos como envolvimento atual com questões urbano-climáticas/ambientais e disponibilidade para participar das sessões presenciais. A cidade do Recife se destaca como uma destacada liderança nacional na pauta climática, evidenciada pela elaboração de estudos e planos abrangentes. Entre essas iniciativas o plano de redução de gases do efeito estufa, análise de riscos e vulnerabilidades climáticas, estratégias de adaptação, inventários de emissões de gases do efeito estufa, plano local de ação climática, plano de adaptação setorial e o novo plano diretor, integrando de maneira eficaz a sustentabilidade e a resiliência frente aos desafios decorrentes da mudança climática, são as principais pautas abordadas.

O curso abordou amplamente temas críticos, como o panorama das mudanças climáticas no Brasil, desigualdades socioeconômicas e ambientais em territórios vulneráveis, a importância da participação de todos os atores sociais, e a busca por soluções integradas e interdisciplinares. Destacando a valorização do território informal na busca por soluções baseadas na natureza, a necessidade de articulação com a sociedade civil e o aprendizado em conviver com o risco enquanto se criam soluções de mitigação e adaptação.

Ressaltando a importância da comunicação articulada e estratégica, o curso está alinhado ao desenvolvimento de políticas e instrumentos coerentes com a temática da urgência climática. Enfatizando também a criação de um núcleo de governança na cidade, envolvendo diversos setores, para construir uma cidade resiliente, antecipando-se aos eventos climáticos. Participaram do curso instituições como SDECTI, EMLURB, PROMORAR ICPS, CTTU, IFPE, DEFESA CIVIL, SMAS (meio ambiente), e à Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES).

prefeitura