Prefeitura do Recife

Centro de Operações do Recife conquita seu primeiro reconhecimento nacional

Lançado este ano, o Centro de Operações do Recife (COP) já conquistou seu primeiro reconhecimento nacional. Por seu trabalho no “Sistema COP”, que acelerou a pronta resposta da Prefeitura, principalmente em situações de emergência, o Núcleo de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (Seplagt) conquistou a segunda colocação no prêmio “Escolha da Audiência do Encontro de Usuários ESRI Brasil 2023”, considerado o maior evento de geotecnologias do país. Neste ano, o prêmio teve um recorde de 70 projetos inscritos, de 48 instituições diferentes.

O COP, que reúne 13 secretarias e órgãos municipais para atuar de forma rápida em situações de emergência provocadas por fatores climáticos e ocorrências urbanas, vai ampliar o uso de tecnologia e expandir parcerias com outras instituições. O objetivo é fazer da capital pernambucana uma referência em monitoramento, ajudando os moradores a se deslocarem com segurança e agilizando o atendimento das equipes em casos de situação de risco, como alagamentos e deslizamentos de barreiras.

Para o chefe do COP e secretário municipal de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, o reconhecimento da comunidade de geoprocessamento mostra que o trabalho está indo no caminho correto. “O resultado foi excelente e comprova a qualidade das soluções desenvolvidas por nossa equipe. Ficamos cada vez mais motivados para avançar sempre em busca do melhor atendimento possível à população”, afirma.

O sistema desenvolvido pela equipe é uma plataforma de Gestão Situacional, que contém informações em tempo real nas áreas de Meteorologia, Mobilidade Urbana e Defesa Civil. O sistema coleta, trata, processa e disponibiliza informações de monitoramento em tempo real, garantindo uma gestão integrada de todas as ocorrências que acontecem na cidade, assim como uma pronta resposta mais eficiente, garantindo uma melhor qualidade de vida para a população. 

COP - O Centro de Operações do Recife (COP) articula, inicialmente, as ações de 13 secretarias e órgãos municipais que atuam nos grandes eventos que impactam a cidade e no gerenciamento de crises, com respostas imediatas especialmente em situações de emergência como chuvas, deslizamentos e ocorrências de trânsito. O objetivo é integrar o trabalho dos servidores para aumentar a eficiência das ações.

Representantes de áreas como Defesa Civil, SAMU, Guarda Municipal, Assistência Social, Emlurb, Controle Urbano, Assistência Militar e Saúde se reúnem numa sala equipada com painéis para monitorar a situação e agilizar o atendimento às ocorrências. Para isso, o COP Recife conta com uma estrutura integrada de base de dados espaciais, estatísticos e cartográficos para orientar a tomada de decisão e minimizar os efeitos das ocorrências de grande impacto, com métodos integrativos, processos eficientes e tecnologias modernas.

 

Órgãos integrantes do COP

. Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD)

. Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU)

. Guarda Civil Municipal (GCM)

. Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB)

. Secretaria de Saúde (SESAU)

. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

. Secretaria Executiva de Defesa Civil (SEDEC)

. Secretaria Executiva de Controle Urbano (SECON)

. Assistência Militar do Recife

. Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Justiça e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD)

. Secretaria de Governo e Participação Social (SEGOV)

. Gabinete de Comunicação (GABCOM)

. Gabinete de Imprensa (GABIMP)