Prefeitura do Recife

Recife terá novo parque público no antigo Sítio da Tamarineira

A Prefeitura do Recife vai construir um parque público no terreno do antigo Sítio da Tamarineira, situado nas proximidades das avenidas Norte, Rosa e Silva e da Rua Cônego Barata. O novo equipamento urbano será realidade graças a acordo feito entre a gestão municipal e a Santa Casa de Misericórdia.

Com 10,5 hectares (ou 105 mil metros quadrados), o terreno do antigo Sítio da Tamarineira equivale a 10 campos de futebol e será permutado pela Santa Casa por seis lotes que fazem parte do futuro Parque Eduardo Campos, no Pina.

Um Projeto de Lei será enviado ao legislativo para formalizar a cessão, que permitirá ao município ganhar 87 mil m² de área e ainda proporcionar uma economia de R$ 35 milhões para os cofres públicos, valor que precisaria ser pago em caso de desapropriação do terreno. 

Além disso, o Parque Eduardo Campos também será ampliado com a inclusão de seis lotes que totalizam 18 mil metros quadrados, área quase seis vezes menor em comparação ao terreno permutado. 

Com a posse do terreno assegurada, a Prefeitura do Recife vai iniciar as discussões para a atualização do projeto do Parque da Tamarineira, contratado por meio de concurso público realizado no ano de 2011. 

A população - incluindo os atores do projeto à época - poderá participar do processo para discutir as adequações e atualizações necessárias, tendo em vista que a Legislação referente ao tema (como o Plano Diretor, normas ambientais, de saúde e acessibilidade) sofreu alterações relevantes durante o período.

O Parque da Tamarineira será a segunda maior área verde da cidade, ficando apenas atrás do Parque Eduardo Campos (12 ha) e à frente da Jaqueira (7 ha), levando mais lazer, saúde e áreas contemplativas para bairros e comunidades da Zona Norte, sobretudo as da área oposta à Avenida Norte, tais como Água Fria, Mangabeira, Arruda, Alto José do Pinho e Casa Amarela.  

O espaço vai contar com equipamentos de lazer tanto para crianças quanto para adultos, de exercícios físicos, de convívio e contemplação da cidade, funcionando de forma complementar às áreas verdes já existentes, ajudando a desafogar o Parque da Jaqueira.

Os serviços de saúde que funcionam no terreno (hospitais Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Pediátrico Helena Moura e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo-CPTRA) permanecerão à disposição da população. A ideia é que a primeira etapa do parque, cuja área será de 19 mil metros quadrados, seja entregue à população já no primeiro semestre do próximo ano.