Prefeitura do Recife

EITA! Recife abre o Rec'n'Play 2023 com soluções inovadoras para a cidade

Cidade aberta para testagem de soluções criativas para problemas que afetam diretamente o cidadão, o Recife é um exemplo nacional de política pública que valoriza as startups como parceiras. Os resultados alcançados com desafios lançados desde o ano passado pela gestão municipal foram o tema do primeiro evento interno dos 16 programados para o Rec'n'Play 2023 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).

No Cesar School Brum, na manhã desta quarta-feira (18), o gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), Evisson Lucena, e o Driretor de Inovação Aberta e Governança de Dados na EMPREL, Breno Alencar, foram os mediadores de um painel que apresentou as soluções de inovação do Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta, o EITA! Recife, que já estão em prática na gestão municipal, melhorando o atendimento e reduzindo filas na saúde, mapeando buracos nas vias e a qualidade da iluminação pública e incentivando a prática de atividades físicas. 

"Ao implantar uma política pública de inovação, nós quebramos o paradigma de que o poder público não pode dialogar com a iniciativa privada. Fomentamos um ecossistema de inovação sem perder a função social. Agora temos um marketplace onde os produtos criados podem ser adaptados para outras cidades", destacou Evisson.

Representantes de quatro empresas - duas do Recife, uma de Fortaleza e outra de São Paulo - que tiveram suas soluções aprovadas e implementadas pela Prefeitura do Recife apresentaram os resultados e uma parceria que pode resultar em contratos de até R$ 1,6 milhão, contrato de fornecimento de até R$ 8 milhões e possibilidade de vendas para outros locais em sistema de copropriedade.

"Foi importante ter testado produtos diretamente com a Secretaria de Saúde e entregar um produto que ajuda o cidadão", disse Paula Torres, gerente de produto da Pitang, desenvolvedora do Integra.ai, sistema que ajuda a melhorar e integrar o atendimento de saúde municipal. "Com um chatbot interativo no WhatsApp, conseguimos reduzir o absenteísmo e acabar com as filas para consultas", destacou o fundador e CEO da beyond.co, Vinicius Guedes, criadora do Absens.

"Conseguimos adaptar um sistema que já tínhamos desenvolvido para as demandas do Recife e crescemos como parceiros, utilizando táxis e carros de aplicativo para monitorar a qualidade do pavimento das ruas, a qualidade da iluminação pública e a emissão de gases", detalhou o gerente de projeto da Geovista, Thomás Covello.

Já a CEO da CFIT Healthtech Analytics, Gabriela Veras, contou que o aplicativo desenvolvido para estimular atividade física já conta com mais de 40 mil inscritos e com a opção de marcar eventos e convidar pessoas. "Dizer que este programa já está funcionando no Recife é um grande reforço para divulgação e conquista de novos mercados", disse.