Prefeitura do Recife

SDECTI participa de painel sobre o Marco Legal da Ciência em congresso da Amupe

As possibilidades de utilização do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243) para promover o desenvolvimento de cidades foram tema de painel que contou com a participação do gerente geral de TCI da SDECTI, Evisson Lucena.

O evento desta terça-feira fez parte da Arena de Inovação do Sebrae-PE durante o Congresso Pernambucano de Municípios (Amupe), que ocorre até o dia 30/08 no Centro de Convenções em Olinda. O painel teve ainda participação do gerente da unidade de Negócios Inovadores no Sebrae-PE, Thiago Suruagy, e do sócio-fundador da Colares Advogados, Rodrigo Colares.

Com base nesta legislação e após a aprovação do Marco Legal das Startups (Lei complementar nº 182/2021), a Prefeitura do Recife desenvolveu o conceito do Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta - EITA! Recife, que já recebeu mais de dez prêmios nacionais que destacam as melhores ações de gestão pública com uso de inovação e tecnologia. A Prefeitura da Cidade do Recife tem um estande onde os participantes podem conhecer ações como o EITA! Recife e o Conecta Recife.

Evisson destacou a inovação aberta como forma de remodelar os meios de atuação de grandes serviços públicos, interagindo com a sociedade e promovendo desafios para problemas que não têm solução de mercado. 

Com um modelo que visa facilitar a contratação governamental de startups de todo o Brasil, o EITA! Recife promove ciclos de Inovação Aberta com desafios para empresas e startups de tecnologia. 

As propostas vencedoras podem fechar contratos com a prefeitura no valor de até R$ 1,6 milhão. Seis ideias de 2022 já estão sendo aplicadas na gestão e neste ano 15 concorrentes disputam cinco contratos de novos desafios.