Porto Digital

Hub Periférico receberá apoio do Reino Unido para realizar hackathons

A partir de outubro, mais de duas mil pessoas das comunidades do Recife participarão do ecossistema de inovação da capital pernambucana através dos cursos e projetos profissionalizantes do Hub Periférico, com foco na sustentabilidade e economia. 


O que era um sonho da ONG Associação Fruto de Favela está mais próximo de se tornar realidade e agora conta com um apoio internacional:  o governo do Reino Unido vai apoiar a iniciativa, que começará inicialmente durante a edição do Rec'n'Play, o "carnaval do conhecimento" promovido pelo Porto Digital e cujo tema deste ano é “Pontes que conectam às margens”.


Na manhã desta quarta-feira (28), a embaixadora britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq, conheceu o imóvel localizado na Rua Mariz e Barros, no Bairro do Recife, onde o Hub Periférico vai funcionar.  


O local, que está passando por reforma, pertence à Santa Casa de Misericórdia e foi cedido a partir de articulação liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. A secretária executiva de Desenvolvimento e Inovação da SDECTI, Gelisa Bosi, e o vice-presidente da Emprel, Rafael Figueiredo, participaram da visita. 


Stephanie Al-Qaq anunciou que o governo britânico dará apoio financeiro à realização de hackathons, eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para criação de produtos e soluções inovadoras. O aporte será de R$ 150 mil.


O objetivo do Hub Periférico, segundo o seu criador Daniel Paixão, é se tornar a principal aceleradora dos ODS 2030 nas favelas e periferias de Pernambuco, atingindo outras comunidades do Norte e do Nordeste.

porto digital