Porto Digital

O Porto Digital é “personagem” do documentário Ecossistemas de Inovação

O Porto Digital é “personagem” do documentário Ecossistemas de Inovação, dirigido pela jornalista Patricia Travassos, lançado pela Prosa Press e que está disponível gratuitamente no YouTube. O filme de 70 minutos de duração dedica 20 minutos deles para mostrar as transformações que tornaram a capital pernambucana a principal referência do Nordeste e uma das principais brasileiras em tecnologia.

Ao todo, o documentário apresenta oito ecossistemas de inovação no Brasil, sendo quatro no Sudeste (três em São Paulo e um em Minas Gerais), dois no Sul (um em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul), um no Norte (Amazonas) e um no Nordeste (justamente o Porto Digital). A produção percorreu 20 mil quilômetros pelo país para conhecer pessoas que estudam e trabalham formas de transformar o Brasil.

Referência nacional em tecnologia e inovação com um ecossistema completo, o Porto Digital conta com 360 empresas embarcadas com 17 mil profissionais e empreendedores nas áreas da inovação, além de promover ações de sustentabilidade, melhoria do bem estar nas cidades e mobilidade urbana. Um dos seus fundadores, o professor da UFPE, Silvio Meira, aparece no filme apresentando detalhes do Bairro do Recife que abriga novos empreendimentos em prédios antigos restaurados. Ele é citado como referência e inspiração para os profissionais de todos os ecossistemas nacionais em artividade.

No documentário, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, destaca que atualmente 100% dos smartphones do Brasil têm algum tipo de tecnologia produzido no Recife. Segundo ele, é um orgulho ter construído grande parte dessas plataformas que hoje conectam todo o país e ajudam geração de empregos e na criação de um novo mercado de economia criativa  

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) também foi destaque no filme pela criação de pontes para buscar no mercado problemas que precisam ser solucionados pelas novas tecnologias e criar uma economia que retém os novos talentos para essa nova era do conhecimento.

CENTROS DE INOVAÇÃO BRASILEIROS
* Porto Digital - Recife/PE
* Tecnopuc e Instituto Caldeira- Porto Alegre/RS
* Rota da Inovação- Florianópolis/SC
* G10 Favelas - São Paulo/SP
* Parque Tecnológico - São José dos Campos/SP
* Unicamp – Campinas/SP
* Distrito de Inovação, Tech hub Manaus, Sidia - Manaus/AM
* Vale da Eletrônica - Santa Rita do Sapucaí/MG