Porto Digital

Moradores da comunidade do Pilar terão acesso a bolsas de estudos

Moradores da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife, terão a oportunidade de acesso a bolsas de estudos completas para cursos de ensino superior. Apesar de situado no entorno de um dos maiores parques tecnológicos nacionais, o local possui o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. Uma parceria do Porto Digital com o Senac pretende mudar a realidade desta área que resiste desde o século 16 através da educação.

O programa Pilar Universitário foi lançado na manhã desta quarta-feira (12), no Teatro Apolo, pelo presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto. Serão ofertados seis cursos para garantir formação superior e empregabilidade para todos os jovens da comunidade que tem o nome proveniente da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, templo construído sobre o Forte de São Jorge, em 1680.

Os cursos oferecidos pela Faculdade do Senac Pernambuco contam com bolsas 100% integrais que incluem as graduações em: Design de Moda, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Logística, Gastronomia e Jogos Digitais.

“Esse programa é uma oportunidade valiosa para nós, moradores da Comunidade do Pilar. A educação de qualidade pode abrir portas e nos capacitar para um futuro promissor” afirma Adriana Santos, moradora da comunidade de cerca de 500 famílias.

As despesas serão totalmente custeadas pela parceria do Porto Digital com o Senac. O valor da graduação varia de R$ 10.580,64 a R$ 24.328,50 por pessoa, dependendo do curso escolhido.

A secretária da SDECTI Joana Florêncio esteve presente no lançamento do programa e destacou a importância do Pilar Universitário como formador e transformador de vidas. “Esse é um programa extremamente completo, ele vai formar, qualificar e vai empregar. Não tem nenhuma oportunidade melhor do que essa para a Comunidade do Pilar” declarou Joana.

Os interessados precisam ter ensino médio completo e serem moradores da comunidade. Caso tenham feito o Enem, a nota poderá ser usada para ingressar na Faculdade do Senac Pernambuco, mas essa não é a única forma de conseguir o benefício. O  estudante poderá realizar uma prova oferecida pelo próprio Senac para ter acesso às bolsas.

Antes da prova, a Faculdade do Senac oferecerá um curso preparatório para o exame totalmente gratuito para moradores da comunidade. As inscrições seguem até o dia 21 de julho e o resultado das provas saem até o dia 31 de julho. Para mais informações o candidato deve acessar o formulário no site https://www.portodigital.org/

porto