Porto Digital

Prefeitura do Recife abre de vagas para nova turma do Embarque Digital

Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura do Recife - em parceria com o Porto Digital - lança mais uma turma do Embarque Digital. O programa de tecnologia, que oferta os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet com graduações totalmente custeadas pela gestão municipal, abre mais 250 vagas para estudantes egressos da Rede Pública de Ensino. As inscrições seguem até o dia 30 de junho e podem ser feitas no Portal da Educação ou no Conecta Recife. O início das aulas está previsto para o segundo semestre. 

Esta é a 5ª turma do Embarque Digital, que já selecionou 1.150 estudantes para o programa. As instituições de ensino superior parceiras que ficam responsáveis por formar esses novos profissionais são o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nos últimos cinco anos (2022, 2021, 2020, 2019 ou 2018). 

"A novidade desta edição é que pessoas que tenham concluído o ensino médio a mais de cinco anos, agora poderão participar do programa, entretanto, precisam da nota do ENEM ou do SSA dos últimos cinco anos", destaca o secretário de Educação do Recife, Fred  Amancio. 

É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que também cursaram  o ensino fundamental na rede pública de ensino. Do total, 200 vagas serão deslocadas para candidatos do Enem e as outras 50 para candidatos do SSA. 

Os candidatos que optarem por utilizar o ENEM como exame de avaliação terão pesos atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento para formar a nota final no processo seletivo. Redação e Matemática e suas tecnologias são as avaliações de maior peso, valendo 4 e 3, respectivamente. Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias aparecem como peso 1. 

O resultado preliminar será divulgado até o dia 10 de julho, passível a alterações em virtude de interposição e aprovação de recursos. O período de recursos será realizado entre os dias 11 e 13 de julho e, logo após, o resultado final com a lista dos aprovados nesta edição do Embarque Digital será divulgado, no dia 17 de julho.