Polo Médico

Estrutura de saúde faz do Recife a melhor cidade do Nordeste para a população idosa

O Recife é a capital do Nordeste com as melhores condições de vida para pessoas idosas, principalmente por sua infraestrutura de saúde. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL). Na sua terceira edição, referente a 2023, o levantamento situa o Recife na 40ª colocação nacional entre todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. As condições econômicas, socioambientais e saúde são avaliadas para apontar quais os municípios estão mais preparados para a crescente população 60+.

O IDL é calculado a partir da média ponderada de 23 indicadores das seguintes instituições: IBGE, DataSUS, INSS, STN Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em saúde, as melhores colocações da capital pernambucana no ranking nacional foram nas categorias "número de procedimentos hospitalares" (3º), "número de leitos de saúde" (4º), "relações afetivas" (4º) e "número de profissionais de saúde com nível superior" (31º). O Recife também se destacou em questões como "telecomunicações" (18º), "engajamento cívico de idosos" (32º) e "capacidade de consumo dos aposentados" (62º).

Em entrevista ao portal G1, o secretário de Planejamento do Recife, Felipe Matos Martins, disse que a gestão monitora vários índices de perto e analisa que a pesquisa mostra que a cidade está no caminho certo em relação aos eixos analisados, em especial ao eixo saúde, por ser um polo médico na região.
 
Segundo o Instituto de Longevidade, uma associação sem fins lucrativos idealizada pela MAG Seguros, a presença de uma rede estruturada de assistência à saúde é um aspecto de grande importância para esse público que busca um envelhecimento saudável e sustentável.