Plataforma de Dados

Desenvolvida pela startup Gov Tech Bright Cities, ferramenta reúne informações sobre projetos, intervenções e ações públicas com diagnósticos que ajudam na criação, ajustes e importação de políticas. Medida está disponível para toda a administração municipal.

 

A partir desta semana a Prefeitura do Recife passa a contar com mais uma importante ferramenta de apoio à gestão. Com foco em uma administração feita de forma mais moderna e eficiente, os gestores municipais passam a contar com os serviços da startup Gov Tech Bright Cities. A plataforma tem por objetivo oferecer informações que ajudem as cidades a se tornarem ambientes cada vez mais inteligentes. O contrato com o Executivo Municipal foi assinado no início da semana junto à Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e ficará à disposição de toda a gestão. 

 

O trabalho realizado pela plataforma digital reúne dados abertos de projetos, intervenções e ações públicas com diagnósticos que ajudam na criação de novas políticas públicas, no ajuste de outras ou na importação de experiências exitosas vivenciadas em algumas cidades no Brasil onde a empresa atua. A inovação trazida pela startup tem os pés fincados nos conceitos de Cidades Inteligentes e a base desse trabalho está na mineração de informações técnicas que ajudam a construir novos cenários para o desenvolvimento local. 

 

A ferramenta digital se aliará à gestão possibilitando uma leitura ainda mais detalhada de políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação, mobilidade, segurança, urbanismo, entre outros. “Não há planejamento sem dados e o acesso à informação analítica nos permite direcionar as políticas públicas de maneira ainda mais assertiva. Nessa perspectiva a tecnologia passa a ser uma importante aliada nesse processo. Ter nas mãos uma plataforma capaz de nos abrir os horizontes e nos auxiliar na jornada de transformar o Recife numa cidade cada vez mais inteligente coloca a Prefeitura do Recife em uma esfera ainda mais organizada e preparada para o futuro”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel. 

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, a parceria vai proporcionar à capital pernambucana acesso a diversas informações consolidadas de outras gestões públicas, permitindo que a Prefeitura possa construir políticas efetivas para a cidade. O gestor também pontuou que o acordo vai auxiliar no aprendizado contínuo e compartilhamento de boas práticas de gestão. "Com esses dados sólidos e diversificados, a Prefeitura do Recife vai ter condições de verificar em quais áreas, como Educação, Saúde e Mobilidade Urbana, por exemplo, precisa de uma política ou ação mais efetiva e comparar as ações atuais com outras cidades. Por outro lado, essa nos ajudará a incorporar novas tecnologias e inovações, ao mesmo tempo em que a gente pode compartilhar o que o Recife vem fazendo de excelência na gestão pública", ressalta.