Nova Empresa

Chegada de empresa ao Porto Digital tem apoio da Prefeitura do Recife

 

O Recife vai ganhar mais um integrante do Porto Digital, o maior parque tecnológico e aberto do Brasil. Na quarta-feira (19/04/2023) foi assinado o contrato de instalação da Comando Soluções, empresa responsável pelas vendas da TIM UltraFibra, o serviço de internet baseado em fibra óptica da operadora de telefonia celular. 

Além de incentivo fiscal, com a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS) de 5% para 2%, a Prefeitura do Recife apoia a iniciativa através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e Trabalho e Qualificação Profissional (STPQ). As duas pastas vão ajudar na seleção de candidatos, parceria de treinamentos e auxílio na resolução de problemas burocráticos (através do Investe Recife).

A base de operações da Comando Soluções será em um prédio da Rua Capitão Lima, no bairro de Santo Amaro, que está dentro do zoneamento do Parque Tecnológico do Porto Digital. A empresa pretende recrutar 400 funcionários, sendo 300 deles para a área de vendas, e investir R$ 4 milhões e tecnologia de ponta e qualificação da equipe. A meta é realizar 26 mil vendas em um período de seis meses.

"Eu parabenizo a Comando Soluções pela chegada ao Porto Digital e desejo que a empresa participe ativamente da economia da nossa cidade, dinamizando este grande ecossistema, seja na área de games, em feiras,em patrocínios, em cursos. A Prefeitura do Recife está à disposição para o que vocês necessitaraem nessa chegada e na continuação deste empreendimento", destacou a secretária da SDECTI, Joana Portela Florêncio.

Para o diretor da Comando Soluções, Felipe Souza, a assinatura do contrato representa um "momento único" na vida de um analista de sistemas, filho de um taxista e aluno de rede pública, que consegue uma parceria com uma multinacional para gerar empregos. "Queremos transformar jovens que têm muitos seguidores nas redes sociais em vendedores de oportunidades", ressaltou.

O diretor nacional da TIM UltraFibra, Jamerson de Melo Carvalho, disse que a meta é colocar o Recife na vanguarda do desenvolvimento, através de um estreito relacionamento com a prefeitura e o Porto Digital. "Nós investimos em infraestrutura para fazer do Recife a primeira capital 100% 5G do Nordeste".

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, informou que o ecossistema de tecnologia recifense já conta com 365 empresas embarcadas, sendo hub completo de inovação e plataforma de produção plataformas digitais como aparelhos celulares. "Com empreendimentos em outros segmentos, vamos focar na qualificação de alunos de Tecnologia da Informação. Já temos o maior índice per capita do Brasil, com 408 estudantes de TI por 100 mil habitantes, e vamos avançar ainda mais com o Embarque Digital, que é uma parceria com a Prefeitura do Recife", afirmou.