Negócios

Recife mantem redução no tempo para Viabilidade de uma empresa

Uma hora é o tempo médio de viabilidade para uma empresa ter seu processo de abertura iniciado no Recife. Este prazo é um dos menores do país (igual a quatro outras capitais) e consta do Mapa de Empresas divulgado pelo governo federal relativo ao mês de junho. No Brasil, este processo dura em torno de 14 horas.

É pelo Pedido de Viabilidade que se inicia a legalização de uma empresa. Ele é uma consulta prévia para verificar, perante os órgãos competentes, a possibilidade de registro empresarial e/ou alterações cadastrais da sua empresa. Após a Consulta Prévia de Viabilidade ser aprovada, a Pessoa Jurídica será constituída pelo registro no órgão competente e receberá sua inscrição no CNPJ.

Na capital pernambucana, um empreendimento de pequeno porte leva ao todo três horas para obter o registro, uma hora a menos do que uma microempresa. De acordo com o levantamento oficial, o tempo médio de abertura no Recife, levando em consideração viabilidade + registro, ficou em 11 horas, sétima posição no ranking nacional.

Desde janeiro de 2021, o Recife conseguiu reduzir em mais de 50 horas o tempo necessário para uma empresa ser legalizada na cidade. Resultado que foi obtido graças a políticas de melhoria do ambiente de negócios local, como a criação do Portal de Licenciamento Unificado e ampliação das atividades dispensadas de alvarás e licenças.

O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para a divulgação de informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura, e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.

Negócios