Negócios

Sudene ressurge como importante articulador do planejamento regional

Com sede no Recife e mais de R$ 35 bilhões disponíveis em linhas de crédito para estimular empreendimentos produtivos, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ressurge como importante articulador do planejamento regional. Criada em 1959, a autarquia que abrange mais de dois mil municípios de todo o Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo tem agora um novo gestor. 

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (10), Danilo Cabral assumiu o cargo destacando como desafio fazer com que a economia do Nordeste volte a crescer acima do Brasil e patrocinar nas políticas públicas para garantir cidadania. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio, participou do evento, que ocorreu na Escola Judiciária de Pernambuco (Esmape). 

A transmissão do cargo foi conduzida pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, com a presença de governadores, vice-governadores, parlamentares, prefeitos e outras lideranças políticas do Nordeste.

Para promoção do desenvolvimento sustentável da área atendida pela Sudene, a Lei Complementar 125/2007 aponta como principais instrumentos da instituição o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), os fundos regionais FNE e FDNE, além de outros mecanismos financeiros, como a administração de incentivos fiscais.

negócios