Negócios

A cidade do Recife conta com 10 cadeias de produção consolidadas

Polo de exportação de conhecimento e de tecnologias para os empreendimentos estruturadores instalados no Nordeste, o Recife é o principal responsável pela circulação de ideias, pessoas e mercadorias na região, principalmente no desenvolvimento científico e inovação.

A capital pernambucana tem dez cadeias produtivas identificadas e consolidadas, mas com o desenvolvimento do Porto Digital vem ganhando força o O segmento de serviços modernos, ampliando as oportunidades nos setores de inovação. Também surgem com força lógicas produtivas em outras áreas, como confecção de moda, automobilística e de energias renováveis.

O Recife tem uma economia predominante no setor terciário (serviços, administração pública e comércio), mas ainda concentra grande parte de seus empregos formais na construção civil e na indústria de transformação. 

As dez lógicas produtivas instaladas ou com grande potencial de desenvolvimento no Recife foram definidas a partir de pesquisa realizada em 2011 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Os parâmetros utilizados foram o adensamento de empresas, uma integração à lógica de mercado bem definida, capacidade de inovação e a exposição à concorrência externa.

Segundo o CGEE, as cadeias produtivas são o conjunto de articulações de atividades e ramos produtivos que promovem trocas de insumos e serviços para a produção final. A cadeia ou lógica produtiva vai desde a produção das matérias-primas, processamento e beneficiamento, à comercialização e distribuição dos bens ou serviços.

 

Conheça as 10 cadeias produtivas do Recife:

Naval, Offshore, Petróleo e Gás: O Recife já conta com a atuação de várias empresas na lógica criativa que começou a se firmar no estado recentemente. Fazem parte da cadeia o Complexo de Suape, a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima, a Petroquímica Suape, o Polo Naval e o Porto do Recife.

Editoria e Gráfica: A indústria é uma cadeia de atividades ancoradas na produção gráfica, onde se destaca a indústria de papel e papelão como um elo principal no fornecimento de matérias-primas que atendem a quase todas as atividades produtivas.

Logística: Um importante local para a estruturação da cadeia produtiva da logística é a cidade do Recife, que possui uma localização estratégica para recebimento e distribuição de cargas. A logística é um sistema com atividades que se articulam em torno dos transportes, armazenamento e distribuição de produtos e serviços ao consumir final.

Eletrônico e Médico-Hospitalares: Com uma alta densidade tecnológica e grande potencial de inovação, a cadeia encontra um ambiente favorável para expansão no município do Recife devido à presença de empresas relevantes e da base científico-tecnológica.

Engenharia Consultiva: A Cadeia produtiva dos serviços técnicos especializados em engenharia consultiva é formada por um conjunto articulado de atividades de prestação de serviços, principalmente à indústria, à engenharia civil e energias renováveis.

Economia Criativa: A combinação de uma cultura rica e diversificada expressa em múltiplas manifestações, com um qualificado polo de Tecnologia da Informação e Comunicação e o suporte tecnológico de universidades, traz ao Recife grandes vantagens competitivas para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Indústria Criativa.

Turismo: A cadeia produtiva do turismo é uma das mais amplas e complexas, pois é formado pelo conjunto de atividades que se articulam em torno do segmento âncora de recepção do turista, como hotelaria, alimentação e serviços de atendimento ao turista.

Farmacoquímica e Farmacêutica: A lógica produtiva da indústria farmacoquímica, farmacêutica e rádio-fármacos é formada pelo conjunto de atividades voltadas para a produção de princípio ativo, insumos, farmacêuticos, reagentes, hemoderivados e rádio-fármacos.

Tecnologia da Informação e Comunicação: Eleito duas vezes como o maior parque tecnológico do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (Anprotec), o Porto Digital é um arranjo produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa.

Complexo de saúde: Considerado como o segundo maior do Brasil, o Polo Médico do Recife conta com 2.116 estabelecimentos de saúde, sendo 1.820 da rede privada e 296 da pública, 59 tipos de serviços especializados e mais de oito mil leitos hospitalares.

 

negócios