NCIT

Recife cria Núcleo (NCTI) para aproximar ainda mais a gestão pública da Academia e demais Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) locais.

O Recife dá mais um passo na sua consolidação como cidade desenvolvedora de projetos tecnológicos com impacto na melhoria de vida dos seus cidadãos. Para aproximar ainda mais a gestão pública da Academia e demais Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) locais, a capital pernambucana passa a ter oficialmente um Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação (NCTI). O objetivo é criar e fortalecer um ambiente de troca de conhecimentos e mapear oportunidades de empreendedorismo tecnológico, além de apoiar o registro da propriedade intelectual nas mais diversas áreas, incluindo a criação e manutenção da plataforma - Vitrine Tecnológica do Recife.

A implantação do Núcleo é resultado de um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (Sdecti). Vencedor do Chamamento Público nº 001/2022 - SDECTI/SEDI, o Porto Digital será o responsável pela gestão desta iniciativa. Para a assinatura do contrato, com vigência de três anos, a secretária de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio, recebeu o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o seu diretor de Inovação e Competitividade Empresarial, Heraldo Ourem. O encontro ocorreu na sede da SDECTI na tarde da quinta-feira (13/04/2023).

"O Porto Digital é o maior ecossistema de tecnologia e a Prefeitura do Recife vem ampliando a presença consideravelmente no trabalho de fortalecer e tornar este ambiente de inovação ainda mais pulsante. Tenho certeza que essa parceria vai trazer grandes resultados", destacou Joana Portela Florêncio. "Agradecemos por esta parceria que visa potencializar o Recife como uma grande fábrica de patentes", disse Pierre Lucena.

O NCTI terá a missão de tornar o Recife uma "vitrine tecnológica", ampliando a interação entre mercado e desenvolvedores de projetos inovadores. Entre as atividades do projeto, o NCTI vai apresentar, intermediar e comercializar as soluções desenvolvidas pelas instituições de ensino superior e outras ICTs da cidade para o setor produtivo e demais interessados. Para isso, o núcleo deverá prospectar negócios e investidores para tecnologias desenvolvidas localmente, apoiando as ICTs no registro de propriedade intelectual. O NCTI também promoverá ações de networking, com agenda anual de eventos locais com seminários de integração, matchmaking e viagens de startups.

Gestão Inovadora - A gestão João Campos vem priorizando ações que visam tornar a capital pernambucana um "laboratório vivo" para desenvolvimento de projetos tecnológicos com impacto na melhoria de vida dos seus cidadãos. Em maio de 2021, entrou em operação o Escritório de Parcerias Inovadoras, vinculado à SDECTI. Já o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta (EITA! Recife) atua na ligação entre startups e o poder público incentivando a "inovação sandbox". A iniciativa está no seu  2° Ciclo de Inovação Aberta, com cinco desafios e inscrições abertas até 5 de maio no site eita.recife.pe.gov.br.