MCTI e Embrapii anunciam investimentos em tecnologia e inovação no Recife

Polo regional de ciência e tecnologia, o Recife vai reforçar pesquisas voltadas à inovação com o funcionamento de duas novas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que terão recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). São R$ 58 milhões para projetos nas áreas de biotecnologia (micropropagação de culturas vegetais) e aplicações satelitais (aeroespaciais).

Em cerimônia realizada na segunda-feira (10), foram assinados os termos de cooperação que autorizam o funcionamento da unidade Embrapii BioCetene (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste) e da Unidade Embrapii Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs). Com isso, o estado passa a contar com cinco estruturas voltadas para atuar em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas para atender o setor empresarial.

“Queremos conectar a produção do conhecimento científico com as demandas da sociedade. Vamos acelerar a transferência de tecnologia para as empresas e ampliar a nossa capacidade de inovar, de criar produtos e serviços e apresentar soluções para os desafios do país”, disse a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Para o presidente da Embrapii, Chico Saboya, as novas unidades irão contribuir com o desenvolvimento nacional.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio, acompanhou a cerimônia realizada na sede do Cetene, que teve ainda a presença da diretora da instituição, Giovanna Machado, do presidente da Fiepe e do Conselho Regional do Senai Pernambuco, Ricardo Essinger, e do CEO do CESAR, Eduardo Peixoto.

Além do Cetene e do ISI-TICs, Pernambuco possui mais três unidades Embrapii credenciadas: o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), o Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (CIN-UFPE) e o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG), também da UFPE.

Na cerimônia, foi assinado ainda um termo aditivo para a transferência de R$ 74 milhões para a unidade Embrapii do CESAR. Somente em Pernambuco já foram alavancados R$ 24 milhões em investimentos, por meio de projetos de inovação desenvolvidos nas Unidades Embrapii localizadas no estado. Ao todo, 18 empresas foram apoiadas e 24 projetos resultaram em quatro pedidos de Propriedade Intelectual.

investimentos