Investe Recife participa do Summit Cidades em painel sobre smart cities

Responsável pela área de atração de investimentos para a capital pernambucana, a diretora do Investe Recife, Cristina Luna, apresentou as estratégias adotadas na "capital do Nordeste" para uma plateia formada por mais de  200 prefeitos de cidades de 24 estados brasileiros, além de representantes do Chile, Peru, Colômbia e Portugal.

Este público qualificado e mais dezenas de inscritos acompanharam o painel "Smart cities e atração de Investimentos para a região", realizado na quarta-feira (28) e que integrou a programação do Summit Cidades 2023, o maior encontro de cidades inteligentes de Santa Catarina.

Promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) e Consórcio Interfederativo de Santa Catarina (Cincatarina), o evento reuniu em três dias mais de cinco mil pessoas no Centrosul, em Florianópolis.

Em sua terceira edição, o Summit Cidades contou com feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e espaços interativos.

A diretora do Investe Recife apresentou casos práticos e experiência em ações de promoção, prospecção e atração de empresas e gestão do ambiente de investimentos da capital pernambucana. Participaram do painel o diretor de Atração de Investimentos e Parcerias da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Renato Lacerda, e o prefeito do município de Biguaçu (SC), Salmir da Silva. A mediação ficou a cargo do CEO da LAT Global Consulting, Adalberto Netto.

A capital pernambucana é uma das poucas do Nordeste a ter uma unidade própria de atração de investimentos. O modelo do Investe Recife vem despertando o interesse de outras cidades brasileiras que querem promover políticas públicas que contribuam para a expansão de investimentos e geração de emprego e renda.

Um dos temas abordados no painel foi o aproveitamento dos incentivos fiscais como uma política de atração. Cristina Luna destacou que o Recife possui uma política efetiva para estimular os proprietários a manter, recuperar e restaurar seus imóveis, além de atrair empreendedores para novos negócios nas zonas especiais de Patrimônio Histórico nos bairros do Recife, São José e Santo Antônio.

O Summit Cidades abordou ainda temas como Desenvolvimento Econômico, Educação, Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Turismo, Saneamento e Internacionalização de Cidades.

investimentos