Investimentos da PCR em pauta durante encontro no Sinduscon-PE

O prefeito do Recife, João Campos, participou de um almoço com empresários do setor da Construção Civil, vinculados ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE) e da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE). Na sede do Sinduscon-PE, na Ilha do Leite, o gestor municipal falou sobre grandes iniciativas da Prefeitura, tais como a captação de crédito internacional, o lançamento do Investe Mais Fácil e o crescimento do Programa Parceria.

“Precisamos desenvolver um senso de pragmatismo para a resolução dos problemas diários e construir um Estado eficiente. Nosso espírito é de conciliar e buscar soluções. Fico feliz em chegar ao final do terceiro ano de gestão tendo captado mais de R$ 2 bilhões de crédito internacional, com o aval do Tesouro Nacional, mostrando a saúde fiscal do município, sem aumentar imposto. E até o final da nossa gestão não haverá aumento de impostos no Recife”, comentou João Campos, acrescentando que a Prefeitura atingiu nível recorde em investimentos neste ano (R$ 700 milhões) e que deve investir R$ 1 bilhão só em 2024 - parte significativa desses recursos são relacionadas a obras da indústria da construção civil.

“Lançamos recentemente o Investe Mais Fácil, que é um conjunto de ações que seguem no caminho da desburocratização - a gente aumentou as possibilidades de licenciamento automático. Além disso, enviamos um projeto de modernização do código tributário para a Câmara, mas não tem aumento de alíquota, haverá uma mudança no ITBI. Antes, havia um prazo de 60 dias para alíquota reduzida e agora o prazo muda para seis meses e há a possibilidade de pagamento no cartão de crédito”, complementou o prefeito.

“A gente fecha este ano sendo a primeira capital do Nordeste brasileiro em geração de postos formais de trabalho. Sabemos que a construção civil é uma colaboradora primordial para este ano. E, segundo o Caged, em setembro, o Recife foi a terceira cidade brasileira que gerou mais emprego”, concluiu.

João Campos lembrou ainda que o Programa Parceria, que executa intervenções de infraestrutura nos bairros junto com a população, realizava cerca de 150 obras por ano e neste ano chegou a 1.200 intervenções. O Parceria foi a primeira iniciativa do Nordeste, e a quinta do Brasil em mais de 30 anos de premiação a ganhar o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat. A Defesa Civil do Recife fornece projeto, material e orientação técnica/social para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra.

Na ocasião, o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Sá Barreto Couto, agradeceu a presença do prefeito do Recife. “Ressalto aqui a importância do planejamento, nada pode ser feito sem planejamento, digo isso em função até do que vivemos com a pandemia da covid-19. O prefeito teve um grande êxito na forma rápida como agiu diante daqueles problemas”, disse ele. “Parabenizo o prefeito pelas conquistas da gestão, estamos acompanhando. O diálogo aberto com a equipe é um fator muito positivo para a gente. Estamos abertos para contribuir”, comentou o presidente da ADEMI-PE, Rafael Simões.

Também estiveram presentes no almoço Felipe Matos, secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital do Recife; Cinthia Mello, chefe de Gabinete de Projetos Especiais da PCR; Carlos Muniz, secretário de Política e Licenciamento Urbano do Recife; Ermes Costa, secretário de Habitação do Recife e Tomé Franca, secretário de Saneamento do Recife.

Foto: Marlon diego